Quase todos os corpos estranhos podem ser removidos das vias aéreas com um broncoscópio. Se o objeto não causar problemas respiratórios de emergência e for removido imediatamente, a maioria das pessoas se recupera bem. A inalação de objetos grandes pode ser fatal.
Aspiração de corpo estranho é quando a criança introduz algum objeto pelo nariz ou pela boca e este fica retido no sistema respiratório. Predomina nas crianças do sexo masculino na faixa etária entre 1 e 3 anos.
Só procure retirar o objeto aspirado se você estiver vendo-o e ele for de fácil remoção. Do contrário, você pode estar empurrando ele mais para baixo e piorando a situação. Não coloque a vítima de cabeça para baixo porque isso pode provocar vômito e piorar a situação.
De acordo com José Eduardo, não há como engolir um alimento que causa o engasgo, pois ele está preso nas vias respiratórias, a não ser que vá para o esôfago depois de feita a manobra de Heimlich. Resíduos de comida presos nos pulmões podem causar pneumonia ou bronquite, chiado no peito ou fazer com que o órgão murche.
Se a comida continua presa, experimente gargarejar com água morna e sal. Este atento, se tiver o estômago cheio, fazer gargarejo pode provocar vômito. Isto acontece apenas porque fazer gargarejo induz o refluxo do líquido pela garganta.
"Se o animal está com a saúde em dia, mas se recusa a comer por questões comportamentais, pode-se oferecer alimentação úmida própria para os animais (sachês e pastas). Pode-se também misturar alguma fonte de proteína na ração, como ovo cozido ou carnes cozidas com pouca gordura e sem tempero algum.
Remedios caseiros para abrir apetite de cachorro que não quer comer ração