A tomada de decisão da organização ou de qualquer grupo pode afetar as pessoas que estão ligadas a ele. É possível perceber essa influência em alguns grupos internos e externos. Autores como Wood (1990) e Clarkson (1995) classificam os stakeholders em dois grupos sendo eles: Primários e secundários.
Para o PMI (2004), os stakeholders do projeto são “pessoas e organizações, como clientes, patrocinadores, organizações executoras e o público, que estejam ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução ou término do projeto”.
O mapeamento de stakeholders é uma forma de conhecer todas as partes interessadas na sua organização. A partir desse mapeamento, uma série de ações podem ser tomadas para melhorar o relacionamento, principalmente com seus stakeholders mais importantes, e envolvê-los em processos da sua empresa.
Como se comunicar melhor com stakeholders externos?
Por isso, a comunicação entre o gerente de projetos, a equipe e os stakeholders precisa ser dinâmica e contínua, exatamente porque o gerenciamento de comunicação de projetos envolve também outras áreas do mesmo trabalho.
O gerenciamento das partes interessadas é o conjunto de processos que tem por objetivo identificar os stakeholders, mapear suas expectativas e necessidades e, assim, desenvolver estratégias adequadas para engajar as pessoas no projeto e prepará-las para o pós-projeto.
O processo Gerenciar as expectativas das partes interessadas envolve as atividades de comunicação dirigidas às partes interessadas para influenciar suas expectativas, abordar as preocupações e solucionar as questões.
Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto.