EQST

Qual A Importncia Do Pr-natal Odontolgico?

Qual a importância do Pré-natal odontológico?

O pré-natal odontológico traz como principal objetivo cuidar e educar a gestante para ter um bebê saudável, incluindo ações como a de desmitificar crenças e preocupações sobre a gravidez e o tratamento dentário, conscientizar sobre os principais problemas bucais, orientar sobre a importância do controle de placa, uso ...

Como funciona o Pré-natal odontológico?

O pré-natal odontológico é um acompanhamento que visa orientar as gestantes sobre os cuidados com a própria saúde bucal. Essa prevenção é importante para evitar cáries, infecções e até extração dentária. Durante a gravidez ocorrem alterações hormonais que impactam na saúde bucal da mãe.

Qual a importância da saúde bucal na gestação?

Durante a gestação, seus dentes e gengivas precisam de cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação.

Estou grávida posso fazer tratamento de canal?

O tratamento de canal pode ser feito durante a gravidez de forma a prevenir e tratar a inflamação e a infecção do dente afetado. No entanto, é importante sempre informar ao dentista que está grávida, pois não é recomendado fazer exame de raio-x na gravidez uma vez que a radiação pode trazer problemas para o feto.

Qual o papel da odontologia no Programa Rede Cegonha?

A Rede Cegonha do SUS é uma rede de cuidados que assegura a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério. ... A assistência odontológica à gestante deve ser integrada entre os diferentes níveis de cuidado, estando pautada nas assistências educativa, preventiva e curativa.

Para que serve a endodontia?

Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.

Como é o Pré-natal no SUS?

O pré-natal é o acompanhamento médico da mulher durante a gravidez que é oferecido também pelo SUS. Durante as sessões do pré-natal, o médico deverá esclarecer todas as dúvidas da mulher sobre a gravidez e sobre o parto, assim como pedir exames para verificar se está tudo bem com a mãe e com o bebê.

Quando a gestante deve procurar o dentista?

O ideal seria que a consulta com o dentista fosse realizada antes da gravidez. Dessa forma, a futura mamãe teria a oportunidade de cuidar de sua saúde bucal antes de engravidar. Mas como isso nem sempre é possível, a gestante deve marcar a consulta com o odontopediatra no segundo trimestre da gestação.

Quais os cuidados indicados para a saúde bucal da gestante?

Os 3 principais cuidados com a boca para gestantes
  • Mantenha a higiene bucal em dia. ...
  • Escolha alimentos mais saudáveis. ...
  • Faça uma assepsia cuidadosa após a ocorrência de vômitos. ...
  • Enfraquecimento dos dentes. ...
  • Impedimentos em fazer raio-X. ...
  • Proibição do uso de anestésicos. ...
  • Risco de parto prematuro.
10 de out. de 2019

Quem tá grávida pode tomar anestesia no dentista?

Sim. Grávidas podem tomar anestesia de dentista. A gestante pode e deve cuidar dos dentes neste período. O tratamento pode ajudar, inclusive, a prevenir contra o parto prematuro.

Quais procedimentos gestante pode fazer no dentista?

A anestesia geral deve ser evitada, e deve-se preferir a anestesia local. Os anestésicos locais são seguros durante todo o período de gestação, não havendo contraindicações do seu uso, com exceção da mepivacaína e bupivacaína.

O que preconiza a Rede Cegonha?

O trabalho busca oferecer assistência desde o planejamento familiar, passa pelos momentos da confirmação da gravidez, do pré-natal, pelo parto, pelos 28 dias pós-parto (puerpério), cobrindo até os dois primeiros anos de vida da criança.

O que a Rede Cegonha orienta ao cuidado a criança?

1° A Rede Cegonha, instituída no âmbito do SistemaÚnico de Saúde, consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizadaà gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis, ...

Que tipos de problemas são atendidos pela endodontia?

Além de tratar cáries profundas, a endodontia também corrige fraturas e traumas dentários, e qualquer outro tipo de lesão, visando a manutenção do dente na cavidade bucal.

O que é endodôntico no dente?

A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente.

O que é feito no primeiro dia do pré-natal?

Nesta primeira consulta de pré-natal, o profissional realizará a avaliação física e gestacional, aferição da pressão arterial, medição do peso, solicitará exames, questionará os sintomas que apresenta, perguntará como é o seu estilo de vida, a convivência e rotina com seus familiares, ou seja, realizará uma anamnese e ...

Quantas consultas pré-natal SUS?

No Brasil, a partir desse momento, o Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas no mínimo seis consultas (uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo e três no terceiro), Sendo ideal é que a primeira consulta aconteça no primeiro trimestre e que, até a 34ª semana, sejam realizadas consultas mensais.

Pode fazer obturação no dente grávida?

Sim. É possível que as grávidas possam passar por esse tipo de procedimento. Mas o primeiro passo é saber que o seu dentista precisa ter consciência da sua condição de gestante.

Como trabalhar educação em saúde bucal com gestantes?

É importante abordar assuntos como higiene bucal, hábitos alimentares, erupção de dentes, uso de chupetas e mamadeiras, importância dos dentes decíduos e da amamentação, mudanças que ocorrem na boca durante a gestação, tratamento odontológico das gestantes, crenças e mitos, dentre outros.

O que grávida não pode fazer no dentista?

A anestesia geral deve ser evitada, e deve-se preferir a anestesia local. Os anestésicos locais são seguros durante todo o período de gestação, não havendo contraindicações do seu uso, com exceção da mepivacaína e bupivacaína.