Na mitologia egípcia, Osíris assumia uma importante função. Era o responsável pelo julgamento dos mortos no “Tribunal de Osíris”. Neste tribunal, Osíris julgava a alma do morto para avaliar se este mereceria uma vida no paraíso.
No ápice do julgamento, Osíris pesava o coração do falecido em uma balança. Para que a pessoa recebesse aprovação, seu coração deveria ser mais leve que uma pena. Caso contrário, o indivíduo não poderia entrar no Duat, uma espécie de submundo dos mortos, e sua cabeça era devorada por um deus com cabeça de crocodilo.
A representação de Osíris é de um rei mumificado com barba e a cabeça adornada com uma coroa. A pele é esverdeada ou preta, como forma de indicar que está, de fato, morto.
Também era o deus das lavouras e do crescimento pleno. Ísis era sua esposa e irmã. Ela era uma deusa mãe supostamente dotada de poderes mágicos. Ísis e Osíris tinham um filho chamado Hórus.
Osíris: Significa “sopro criador”, “espírito criador”, “Espírito Supremo” “ser espiritual ou divino”, “o que tem muitos olhos”. Tem origem no zenda Ahura, sânscrito Asura, que se transformou no egípcio Asura, Asuris, Asiris, Osiris, e significa “sopro (espírito) criador, Espírito Supremo”.
Osíris também tinha uma velha rixa com o irmão Seth. Seth matou Osíris e desmembrou o corpo dele em 14 pedaços, que foram dados aos crocodilos do Egito. Ísis chorou tanto que de suas lágrimas nasceu o rio Nilo.
Resposta. O 'FARAÓ" era venerado como deus no Egito Antigo ;)
Hapi era representado como um homem com ventre proeminente e com seios, que veste a cinta dos pescadores e barqueiros. Na sua cabeça tinha o lótus e o papiro ou segurava estas plantas nas suas mãos. A sua pele poderia ser pintada de azul ou verde, duas cores associadas entre os antigos Egípcios à fertilidade.
Dioniso, o Deus louco.
Osíris
Dentre os deuses egípcios, um dos mais importantes e mais conhecidos até hoje é Amon, cujo nome significa "O Oculto", "O Invisível". ... Associado a Rá, deus do Sol, tornou-se Amon-Rá, o "Rei dos Deuses", patrono da cidade de Tebas e a mais poderosa divindade de todo o Antigo Egito.
De acordo com uma delas, Rá teria surgido no Oceano Primordial (Nun), dentro das pétalas de uma flor de lótus. ... Outra versão do mito diz que Rá nasceu sob a forma da ave fênix, pousando na Colina Primordial sobre o topo de uma pedra. Trata-se da Pedra Benben, o objeto sagrado mais importante do santuário do deus Rá.
Anúbis, com sua cabeça de chacal, é o responsável pelo julgamento final sobre os mortos, pesando cada coração contra o peso da Verdade. Néftis, a esposa de Seth,o Deus da Escuridão, desejava um filho, mas seu marido era infértil, então ela se disfarçou de Ísis, a esposa do irmão de Seth, Osíris, e o seduziu.