EQST

Como Os Moluscos Surgiram?

Como os moluscos surgiram?

Os primeiros invertebrados provavelmente habitavam a areia e o lodo do fundo do mar há uns 600 milhões ou um pouco mais de anos. O ambiente era propício para se esconderem e encontrar bastante alimento, que afundava na água. Há cerca de 550 milhões de anos, surgiram os primeiros moluscos (mollis = "mole").

Quais são os modos de locomoção dos moluscos?

A locomoção da maioria dos representantes é lenta devida ao pé musculoso. Os que são rápidos, como as lulas e os polvos, locomovem-se graças à expulsão de jatos de água que saem através de um sifão. Muitos, porém, são fixos ao substrato, como as ostras e os mariscos na fase adulta.

Como é a classificação dos moluscos?

Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.

Quais são os três principais grupos de moluscos?

De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes. Gastrópodes (Gastropoda): Constitui a maior classe de moluscos e inclui representantes como os caracóis, caramujos e lesmas.

Qual a classe mais diversificada de moluscos?

Gastrópodes

Quais são as três divisões do corpo de um molusco?

Os moluscos apresentam um corpo formado por três partes principais: Pé muscular: como o próprio nome indica, é uma estrutura muscular que auxilia o animal em sua locomoção. Massa visceral: é a região do corpo do animal onde está a maioria dos seus órgãos internos.

Como é dividido o corpo de um molusco em geral?

Esses animais apresentam o corpo dividido em: cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça são encontrados os órgãos dos sentidos. O pé é responsável pelos movimentos e, em alguns animais, como o polvo, pode ser substituído pelos tentáculos. A massa visceral é onde encontram-se todos os órgãos.

Quais são as três partes básicas de um molusco e como eles variam nas diferentes classes?

O corpo dos moluscos se divide em cabeça, massa viceral e pé, sendo que a massa viceral é o cojunto de todos os órgãos internos. O manto, é um revestimento membranoso, que protege a massa viceral. Nos Cefalópodes (polvos e lulas), os "pés" são considerados os tentáculos.

Como funciona a respiração nos moluscos?

Os moluscos podem apresentam respiração cutânea (as trocas gasosas ocorrem do contato direto do manto com o ambiente), como as lesmas; pulmonar (com o pulmão localizado dentro da massa visceral), como os caracóis; ou, ainda, respiração branquial (através de brânquias), como os moluscos aquáticos (lula, polvo, ostras e ...

Qual a função da Rádula presente em certos moluscos?

e) Os animais pertencentes à classe Cephalopoda são exclusivamente marinhos. A alternativa c está correta porque, na verdade, nos moluscos a rádula tem a função de ralar os alimentos, transformando-os em pequenas partículas.

Como é a respiração dos artrópodes?

Respiração: o sistema respiratório varia dependendo da classe de artrópode. Em crustáceos, a respiração é branquial, ou seja, através de projeções chamadas de brânquias o oxigênio presente na água é capturado.

Como é a circulação em artrópodes?

O sistema circulatório dos artrópodes é do tipo aberto. ... O sangue circula sob baixa pressão, lentamente, passando por cavidades denominadas hemoceles. Difere dos vertebrados por possuírem um sangue de baixa celularidade, chamado de hemolinfa.

Como os insetos sente o cheiro?

Sim, mas ele funciona de uma maneira bem diferente da nossa. Os insetos captam odores por meio de células sensoriais localizadas principalmente em suas antenas e junto à boca. ... Os insetos também têm receptores gustativos, que os ajudam a sentir sabores.

Como funciona a respiração de Kimetsu no yaiba?

O estilo foi criado pela Hashira do Inseto, Shinobu Kocho, para compensar a falta de força física da mesma. Essa respiração envolve movimentos extremamente rápidos, que são misturados com venenos da flor glicínia, embutidos na espada de Shinobu. Extremamente mortal aos demônios, ela não precisa cortar a cabeça deles.

Como é que os peixes respiram?

Mas isso não acontece com os peixes: estes respiram por aquilo a que se chama brânquias ou guelras. As brânquias ou guelras facilitam aquilo a que se chama respiração aquática. A água entra pela boca do peixe e vai até às guelras. Aí, o sangue recebe oxigênio.

Como é a respiração dos tubarões?

Respiração branquial: Assim como todos os peixes, os tubarões são animais que respiram por brânquias, ou seja, utilizam essas estruturas para garantir a retirada de oxigênio da água.

Para que serve a linha lateral do Peixe?

linha lateral é um sistema de órgãos encontrados em vertebrados aquáticos, usado para detectar movimento, vibração e gradientes de pressão na água circundante. ... As linhas laterais desempenham um papel importante no comportamento, na predação e na orientação de peixes.

Onde ficam as Branquias dos peixes?

As brânquias dos vertebrados encontram-se nas paredes da faringe junto a uma ou várias aberturas no corpo do animal - as fendas branquiais. À medida que a água entra na boca banha as brânquias, promovendo as trocas gasosas.

Como funciona a respiração branquial presente na maioria dos peixes?

A respiração branquial ocorre por meio de brânquias, que são estruturas ricamente vascularizadas. É nas brânquias que o oxigênio presente na água passa para o interior do corpo e que o dióxido de carbono que está no corpo do animal passa para a água.

Qual é a circulação dos peixes?

A circulação simples dos peixes ósseos faz-se com intervenção de um coração com duas cavidades onde circula apenas sangue venoso, que se transforma em sangue arterial quando passa nas brânquias, e de novo em sangue venosas ao circular pelo corpo do animal.