✓ Septos Interalveolares: São duas camadas de células tipo pneumócito tipo I e II separadas por tecido conjuntivo com fibras reticulares e elásticas. Possuem células endoteliais dos capilares, pneumócitos tipo I e tipo II. → Citoplasma: Permite a troca do oxigênio por gás carbônico. Possuem capilares sanguíneos.
O surfactante pulmonar é um líquido que reduz de forma significativa a tensão superficial dentro do alvéolo pulmonar, prevenindo o colapso durante a expiração. ... A principal função dos fosfolípides é a de atuar como uma molécula que reduz a tensão superficial na interface ar-líquido do interior do alvéolo.
A principal função dos alvéolos pulmonares é ser o local onde ocorrem as trocas gasosas entre o ar e o sangue, a hematose. Ao chegar aos alvéolos, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos.
Cada pulmão apresenta a forma de um cone irregular, medindo cerca de 25 cm de altura e 700 g de peso. O pulmão direito é maior e dividido por duas fissuras, formando 3 partes ou lobos: o superior, o médio e o inferior. O esquerdo é menor, pois parte da cavidade torácica é ocupada pelo coração.
Também conhecida por pleurite, caracteriza-se pela inflamação da pleura, que é a membrana que reveste os pulmões e o interior do tórax, podendo causar sintomas como dor na região do peito e costelas ao respirar profundamente, tosse e dificuldade para respirar.