A energia que o capacitor armazena advém do campo elétrico criado entre as placas. É, portanto, uma energia de campo eletrostático. ... Mas, como entre as placas do capacitor existe um material dielétrico, essa energia não passa de um aplaca para outra, ficando assim, armazenada.
Capacitância
Para fazer a brincadeira (ou demonstração), carregue o capacitor ligando-o à saída do circuito por alguns segundos. Quando o visitante se aproximar distraído, atire o capacitor carregado com um alerta de "Segure!". Para segurar o componente antes de atirá-lo, não toque nos seus terminais.
Resistor de fio de 1K5 x 10 W adaptado para decarregar capacitores eletrolíticos de fontes de alimentação ao se desligar o circuito. Assim o técnico evita a centelha produzida ao se curtocircuitar direto os terminais do capacitor da fonte. Tal centelha tem o risco de queimar algum outro componente da fonte.
Você deve ter se perguntado "como ela dá choque?" O segredo está na eletricidade estática! Para essa experiência, você vai precisar de um pote com tampa que não conduza eletricidade (como o de maionese), um pedaço de arame, dois pedaços de fio, uma bolinha de ping pong, papel alumínio, fita adesiva e uma bexiga!
Com os dedos, enrole quatro bolinhas de 1,5 cm de diâmetro e use fita adesiva para prendê-las a pontos equidistantes da abertura do copo. Em seguida, vire o copo de ponta-cabeça e coloque-o no meio de uma assadeira de alumínio.
No caso de enfiar o dedo na tomada, há uma ddp entre o fase e o chao que a gente pisa, fazendo circular corrente no nosso corpo, pra terra. Mas no caso do brinquedo, ele é alimentado por uma bateria interna, não tendo uma conexao com algo externo.
Prepare um livro com uma capa provocante. Faça um buraco nele com uma faca. Em seguida, coloque quatro pedaços de papel alumínio no livro. Coloque duas peças de papel alumínio sobre o dorso do livro, com um pequeno espaço entre elas.
A capacitância de um capacitor pode ser calculada pela razão da carga do capacitor acumulada pela sua diferença de potencial elétrico (ddp) entre suas armaduras. Onde; Q -> carga do capacitor armazenada, no SI dada por Coulomb(C) V -> Diferença de potencial elétrico, no SI dado por Volts(V)
A capacitância ou capacidade é a grandeza elétrica de um capacitor, que é determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que atravessa o capacitor numa determinada freqüência.
Sendo a capacitância a quantidade de carga acumulada nas placas do capacitor necessária para produzir uma certa diferença de potencial, quanto maior a capacitância, maior a carga. ... Quanto maior for a constante dielétrica do material não condutor introduzido, maior será a capacitância.
Calcula-se a capacitância (C) de um capacitor por meio da razão entre a carga (Q) que ele armazena em uma de suas armaduras e a tensão (V) aplicada a ele, ou seja, C = Q / V.
E como é feito o cálculo de capacidade de armazenamento de energia da associação de capacitores em série? De forma direta, a capacitância equivalente é dada pelo produto dividido pela soma das capacitâncias individuais do circuito.
Na associação de capacitores em série, a capacitância equivalente é determinada pelo produto dividido pela soma das capacitâncias individuais.