A reprodução das planárias pode se dar de maneira assexuada através de fissão transversal ou sexuadamente pela reprodução cruzada. A reprodução assexuada por fissão transversal ocorre de maneira simples e frequente.
Sua peculiaridade, a princípio, é a regeneração. Cientistas notaram que uma planária feridas, ou cortada em parte, era capaz de se autorregenerar. Portanto, para efetuar esse milagre, o verme cria outros vermes completos. O machucado é coberto por uma epiderme responsável por fechar o ferimento.
A parte posterior do animal se fixa ao substrato enquanto que a metade anterior continua a mover-se para frente até que o verme repentinamente se quebra em dois. Cada parte se regenera e forma dois indivíduos novos e pequenos.
Reprodução. ... Também podem apresentar reprodução sexuada, quando duas planárias trocam os gametas masculinos através do processo de fecundação cruzada, que garante variabilidade genética. Os platelmintos parasitas podem se reproduzir sexuadamente, depositando seus ovos no corpo do hospedeiro em que estão.
Circulação. Os platelmintos não possuem sistema circulatório. O alimento digerido é enviado para as células por difusão, graças a um intestino bem ramificado, pois ele é gastrovascular.
As cerca de 20.
Essas especies de vermes platelmintos são agregadas em três tipos principais: Turbellaria, Trematoda e Cestoda. Conhecidas popularmente como planárias, a classe Turbellaria (turbelários) é composta por espécies de vida livre (isto é, não são parasitas).
Planária, tênia e esquistossomo são os representantes mais conhecidos do Filo dos Platelmintos (Platyhelminthes). São animais invertebrados de corpo alongado e mole, achatados dorsoventralmente.
Entre seus principais representantes estão as planárias, a tênia e o esquistossoma. Os vermes desse filo podem causar várias doenças em animais inclusive em humanos.
Animal
Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.
CARACTERÍSTICAS GERAIS - São animais que possuem corpo alongado e achatado dorso-ventralmente, com aspecto de fita. - Existem espécies de vida livre (planária). No entanto muitos são parasitas e habitam outros seres vivos, causando doenças. - Sistema digestório incompleto.
Platelmintos - Vermes de corpo achatado, em forma de fita; Nematelmintos - Vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades; Anelídeos - Vermes de corpo dividido em anéis.
3 - é característica de platelmintos endoparasitas á redução ou ausência de sistemas: a) Digestivo e sensorial. ... b) apresentam tubo digestivo completo, exceto alguns parasitas. c) apresentam sistema circulatório aberto. d) têm sistema nervoso difuso como o dos celenterados.
Os platelmintos, também chamados de vermes achatados, são animais invertebrados que possuem simetria bilateral, presença de três folhetos embrionários e ausência de cavidade celomática (acelomados). Podem ser terrestres, habitando locais úmidos, ou aquáticos, de água doce e também salgada, existindo espécies parasitas.
Características gerais dos platelmintos O termo platelminto significa verme achatado, sendo essa uma referência ao corpo delgado desses animais, que se apresentam achatados dorsoventralmente.
O albendazol é eficaz em tratar a teníase (doença causada pela chamada "solitária"), além de outras parasitoses. A dose de 400mg 1x ao dia por 3 dias seria suficiente. Procure o seu médico se dúvidas adicionais.