A clorofila está presente nas folhas das plantas, sendo crucial para a fabricação de glicose através da fotossíntese. A clorofila é produzida pela planta através dos cloroplastos. É a clorofila a a principal responsável pela coloração verde das plantas e pela realização da fotossíntese.
Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas.
Como é a Clorofila? É uma molécula do grupo das porfirinas, assim como a hemoglobina (pigmento do sangue), composta por anéis que têm em sua composição carbono, hidrogênio e nitrogênio e o magnésio ao centro. Ligada a um dos anéis há uma cadeia de fitol (tipo de terpeno, com carbonos e hidrogênios).
O magnésio compõe as moléculas de clorofila e relaciona-se com o funcionamento dos nossos nervos e músculos. Sabemos que o cálcio é um mineral bastante abundante no nosso corpo, sendo encontrado principalmente nos ossos e dentes.
cloroplastos
A clorofila fica armazenada nos tilacoides ,estruturas presente no cloroplasto.
Tanto o retículo endoplasmático liso quanto o rugoso são responsáveis por transportar, armazenar e sintetizar certas substâncias. Devido à presença dos ribossomos, o retículo endoplasmático rugoso também possui um papel importante na síntese de proteínas.
As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula. A sua função é garantir um bom funcionamento das células tais como a digestão, quebra de moléculas, sintetização e transporte de proteínas, entre outros.
Os vacúolos de suco celular, assim como os plastídios, são estruturas exclusivas das células vegetais. ... Os vacúolos realizam diversas funções, como a estocagem de produtos do metabolismo, a degradação de macromoléculas e a manutenção da rigidez dos tecidos vegetais.
A membrana plasmática é a organela que envolve todas as células, mas existem outras também que são compostas por membranas, chamadas de organelas membranosas, que têm funções parecidas com os nossos órgãos internos nos processos celulares de digestão, quebra de proteínas, excreção, entre outros.
Componentes do grupo. Dentro da célula, a principal organela que irá trabalhar na desintoxicação do organismo é o Retículo Endoplasmático Liso. Em intoxicações específicas, como a alcoólica, outras organelas terão participação fundamental, são os casos do peroxissomos e da mitocôndria.
Os ribossomos são os responsáveis pela fabricação das proteínas. O centrossomo se trata de uma organela multifuncional com suas atividades relacionadas à divisão, locomoção e fixação celular. As mitocôndrias, por sua vez, se relacionam com a respiração celular.
As organelas são estruturas envolvidas por membrana que se encontram suspensas no citosol de células eucariontes....Nas células animais, podemos observar a presença das seguintes organelas:
Organelas Membranosas São organelas maiores e complexas, geralmente desempenhando mais de uma função metabólica. Exemplos: retículo endoplasmático, complexo golgiense, mitocôndrias.