A divisão binária ocorre quando uma bactéria duplica o seu material genético e logo em seguida se divide, originando duas bactérias idênticas a ela. Uma bactéria, quando em condições ideais de temperatura e nutrientes, leva aproximadamente vinte minutos para completar todo o processo de divisão.
A reprodução por fissão binária ocorre de forma assexuada, e é realizada por organismos unicelulares. Bactérias além de protozoários realizam esse tipo de reprodução, além das leveduras também.
Pelo fato de que a divisão celular resulta na perda de cromossomos, principalmente na divisão mitocondrial, o que leva a necessidade da duplicação do DNA, uma vez que o DNA é semiconservativo.
Bipartição ou fissão binária ou cissiparidade (cissiparidade usado apenas para seres unicelulares) - um indivíduo divide-se em dois com dimensões sensivelmente iguais. (ex: ameba, planária, paramécias) Esporulação - formação de células reprodutoras - os esporos - que, ao germinarem, originam novos indivíduos.
A reprodução sexuada garante o que chamamos de variabilidade genética. Isso significa que essa reprodução proporciona uma maior variação no conteúdo genético dos indivíduos, uma vez que ocorre a mistura de material genético proveniente dos genitores.
A reprodução sexuada pela troca de material genético entre os indivíduos leva a uma maior variedade ou variabilidade genética. enquanto a assexuada serão sempre os mesmos indivíduos (cópia) do material genético.