Como O Google Trends Pode Contribuir Para O Crescimento De Sua Marca?

Como o Google Trends pode contribuir para o crescimento de sua marca

O que você faz pra encontrar os termos e assuntos mais relevantes para os conteúdos que produz e para as suas campanhas de mídia paga na web? É bem provável que utilize ou já tenha utilizado o Google Trends em algum momento, certo?

O que é o Google Trends & Para que ele é usado?

Imagine que você tenha uma loja de sapatos e que um dos produtos mais buscados do momento é bota de cano alto. Se você já tem esse item na sua loja, é possível adotar estratégias de SEO, por exemplo, para que a sua empresa apareça nos resultados de pesquisa dos usuários.

É possível refinar a pesquisa por critérios de país, tempo (buscas realizadas nas últimas 5 horas, por exemplo), categoria (artes e entretenimento, finanças, jogos etc.) e tipo de busca (por imagens, notícias, compras, pesquisa do YouTube ou “web search”, que é a pesquisa clássica do Google).

Jonathan Merry, CEO da BanklessTimes, diz: "As tendências não têm nenhuma utilidade se você não fizer o direcionamento correto. Ao analisar os dados de busca de diferentes áreas, você pode tomar decisões mais estratégicas em relação às campanhas de marketing e garantir que você está alcançando as pessoas certas".

Como o Google Trends funciona?

Como o Google Trends funciona?

Alguns resultados são bem interessantes, e mostram possíveis ideias de produto como delineadores, sombras e batons. Por mais que não sejam itens automaticamente relacionados a cílios postiços, esses itens fazem parte do nicho maior de produtos cosméticos, e podem ser incluídos sem grandes problemas numa loja que já trabalha com um produto estético.

Sim, é verdade que os fidget spinners foram uma febre e venderam muito por um pequeno período de tempo lá em 2017. Mas, desde então, o interesse pelo produto é praticamente nulo – o que significa que não vale a pena investir nessa ideia para a sua loja.

Mais do Ranktracker

O Google Trends pode ser uma ferramenta importante para o planejamento e para a otimização de uma loja virtual. Além de ajudar a buscar termos relevantes para uma estratégia de SEO, o Trends também pode ser essencial na hora de criar uma campanha de segmentação e um blog de sucesso.

Dica Pro: Você também pode usar o Google Trends para identificar palavras-chave que você talvez não tenha considerado antes e oportunidades para capitalizar as tendências regionais em vários mercados. Para rastrear a classificação de certas palavras-chave, você pode usar nossa ferramenta de rastreamento de classificação. Ele lhe dará uma visão mais profunda.

Os resultados do Trends são uma parte coletada dos resultados totais do Google. O buscador coleta os dados, categoriza-os, conecta-os a um tópico e remove informações pessoais.

O que você procura?

O que você procura?

Em julho de 2016, o Google acrescentou uma nova funcionalidade chamada "Rising Searches", que mostrava pesquisas que haviam experimentado um crescimento significativo nas últimas 24 horas.

Se você notar que uma determinada celebridade é frequentemente mencionada em buscas relacionadas aos produtos de sua loja, você pode alcançá-los e pedir-lhes que promovam sua loja.

Ferramentas

Além disso, nessa tela você tem acesso também a alguns resultados filtrados por categorias, como “música”, “atores”, “atrizes”, “pessoas”, “como fazer”, “esportistas”, “memes”, “filmes”, “o que é” e mais.

Por último, vale lembrar que também dá para usar o Google Trends na hora de determinar se vale a pena investir e criar anúncios para o Google Shopping.

Bom, digamos que você tem uma loja de utensílios e taças de vinho, e o blog da marca sempre traz algumas recomendações de marcas e vinícolas. Se buscarmos “vinho branco” no Google Trends, fica claro que há um pico de buscas durante os meses de dezembro e janeiro:

Como os insights podem impactar sua estratégia de marketing?

Dica Pro: Para encontrar palavras-chave para sua loja de comércio eletrônico, você pode encontrar palavras-chave altamente lucrativas e pouco competitivas em nossa ferramenta de busca de palavras-chave!

Essa ferramenta é muito útil para diversos profissionais, principalmente para aqueles que trabalham na área de marketing digital e por quem está em busca de novas extensões do Chrome para facilitar a sua rotina.

A lógica é bem simples, o Google faz o armazenamento de todos os dados e organiza as pesquisas feitas no buscador e em outras plataformas comandadas por ele, como o YouTube.

Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

Pegando um gancho no tópico anterior, o Google Trends é ideal para os estrategistas que querem usar a palavra certa em suas ações. Você tem a chance de conferir os locais nos quais o termo em específico é usado, entender como as pessoas buscam o termo, ou seja, se elas procuram em conjunto com outras palavras, e assim por diante.

E aí, gostou deste artigo? Já sabe por que você deve utilizar o Google Trends no seu negócio e entendeu como essa ferramenta pode fornecer insights valiosos? Então, não perca tempo e saiba o que e quais são as atualizações do algoritmo do Google. Até a próxima!

É útil para descobrir o interesse regional em tópicos e identificar clientes potenciais. Os dados são baseados em informações anônimas do usuário e não estão vinculados a ninguém.


    <button class=Ferramentas gratuitas " title=" " />

O Google Trends é como uma grande base de dados que armazena e organiza todas as pesquisas feitas no próprio Google e no Youtube. Mas, na prática, como utilizar todas essas informações valiosas dentro da sua estratégia de marketing digital? Vamos ver agora.

Segundo pesquisas, apesar de grande parte das empresas já implementarem o marketing de conteúdo como estratégia, 65% afirmam que têm dificuldade de produzir conteúdos que engajam. Com isso, é perceptível que os dados do Google Trends podem ajudar profissionais de marketing a criar conteúdos mais relevantes e interessantes para sua audiência.

Nesse caso, é necessário saber como analisar o Google Trends e os resultados exibidos – e como incorporar esses dados às estratégias da marca. Os dois gráficos exibidos, por exemplo, indicam que uma loja de yoga terá mais sucesso se segmentar uma campanha de publicidade para o Paraná do que para o Rio de Janeiro.