EQST

Como Age Hidroclorotiazida?

Como age hidroclorotiazida?

A hidroclorotiazida age diretamente sobre os rins, atuando sobre o mecanismo de reabsorção de eletrólitos no túbulo contornado distal. Aumenta a excreção de sódio e cloreto (em quantidades aproximadamente equivalentes) e, consequentemente, de água. A natriurese pode ser acompanhada de alguma perda de potássio.

Qual é o mecanismo de ação da hidroclorotiazida?

A hidroclorotiazida age diretamente sobre os rins, atuando sobre o mecanismo de reabsorção de eletrólitos no túbulo contornado distal. Aumenta a excreção de sódio e cloreto (em quantidades aproximadamente equivalentes) e, conseqüentemente, de água. A natriurese pode ser acompanhada de alguma perda de potássio.

Como atuam os diuréticos de alça?

Diuréticos de alça: atuam na alça de Henle, porção ascendente. Os diuréticos de alça removem uma grande quantidade de sódio dos rins, produzem o aumento do fluxo urinário e são mais poderosos do que os tiazídicos.

Qual a classe da hidroclorotiazida?

58-93-5 Hidroclorotiazida/Número CAS

Para que serve a droga hidroclorotiazida?

Hidroclorotiazida é destinado ao tratamento da hipertensão arterial, quer isoladamente ou em associação com outros fármacos anti-hipertensivos. Pode ser ainda utilizado no tratamento dos edemas associados com insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e com a terapia por corticosteroides ou estrógenos.

Quais são os diuréticos de alça?

Os principais diuréticos de alça são a Furosemida e a Bumetanida. Dos tiazídicos, os mais empregados são a Hidroclorotiazida e a Clortalidona.

Quais os benefícios do hidroclorotiazida?

A Hidroclorotiazida é um medicamento diurético, ou seja, que aumenta a eliminação de líquidos do organismo através da urina. Sua ação colabora no tratamento da pressão alta, de inchaços associados a problemas cardíacos e renais, bem como da cirrose hepática.

Qual o efeito colateral do hidroclorotiazida?

Diminuição do apetite, hipocalemia, hiponatremia, hipomagnesemia, alcalose hipoclorêmica, hipercalcemia, hiperglicemia em pacientes diabéticos, hiperuricemia, manifestação de diabetes latente.

Como funciona o mecanismo de ação farmacológica dos diuréticos?

Estes diuréticos têm como mecanismo de ação a inibição da reabsorção de sódio na porção inicial do túbulo contornado distal do rim, aumentando a sua excreção, assim como a excreção de cloretos e, em menor escala, de potássio e magnésio, que levam consequentemente à eliminação de água.

Qual a classe do medicamento furosemida?

54-31-9 Furosemida/Número CAS

Quais são os efeitos da hidroclorotiazida?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a hidroclorotiazida são fraqueza excessiva, tontura, dor na parte superior do estômago, náusea, vômito, calafrio, mãos e pés frios, sangramentos ou hematomas.

Para que serve o medicamento hidroclorotiazida 25 mg?

Este medicamento é destinado ao tratamento da pressão alta, quer isoladamente ou em associação com outros fármacos anti-hipertensivos (medicamentos que tratam a pressão alta).

Quais são os diuréticos poupadores de potássio?

Os diuréticos poupadores de potássio de uso clínico incluem:
  • Bloqueadores do canal epitelial de sódio. Amilorida. Triantereno.
  • Antagonistas da aldosterona: Espironolactona. Eplerenona.

Quantas vezes posso tomar hidroclorotiazida?

Tratamento do inchaço: geralmente, a dose recomendada varia de 25 a 200 mg por dia, administrados 1 ou duas vezes por dia, de acordo com indicação médica.

Quem não pode tomar hidroclorotiazida?

A Hidroclorotiazida é contraindicada para:
  • Pacientes com hipersensibilidade (alergia) à hidroclorotiazida ou a qualquer um dos excipientes;
  • Pacientes com comprometimento grave da função renal (depuração da creatinina abaixo de 30 mL/min);
  • Casos de distúrbio hepático (do fígado) grave;
  • Icterícia em crianças;
Mais itens...

Qual medicamento pode substituir o hidroclorotiazida?

Clorizin 25mg, caixa com 30 comprimidos.

O que são fármacos diuréticos Cite exemplos explique seu mecanismo de ação?

Os diuréticos são medicamentos que aumentam a eliminação do sódio (sal) e água através da urina. Desta forma, atuam previamente estimulando a excreção de íons sódio (Na+), cloro (Cl-) ou bicarbonato (HCO3-), que são os principais eletrólitos presentes no fluído extracelular.