A tecnologia pode influenciar as atividades do campo com técnicas mais produtivas, equipamentos e maquinários capazes de aumentar e melhorar a colheita, a produção e o plantio, pesquisas e desenvolvimento de grãos e condições mais fortes de vida, entre outras mil possibilidades.
Telefonia móvel e internet chegam às comunidades rurais. As tecnologias que possibilitam a comunicação entre as pessoas, principalmente nos centros urbanos, e as conectam ao mundo estão chegando também às comunidades rurais do Espírito Santo.
A tecnologia agrícola hoje inclui: o uso de diversos tipos de sensores, utilização de máquinas e sistemas integrados. ... Todos estes avanços estão relacionados à Agricultura de Precisão e permitem maior produção, aumento dos lucros e da eficiência, além de garantirem maior segurança nas operações.
Principais avanços da tecnologia na agricultura
As inovações tecnológicas (o trator, as colheitadeiras mecânicas, os agrotóxicos e as sementes geneticamente modificadas) aumentaram consideravelmente a produtividade da agricultura, de modo que os campos passaram a produzir muito mais que antes usando menos mão-de-obra e com menos erros envolvidos no processo ...
De 2006, quando foi feito o Censo Agro anterior, até 2017, cresceu o uso tanto de maquinários quanto o de tecnologias como irrigação e plantio direto. A evolução das técnicas e o uso de implementos agrícolas ajudaram a aumentar a produtividade agropecuária do País.
Tecnologia no campo: a mecanização agrícola. ... A mecanização, fruto da tecnologia no campo, garantiu a evolução da produtividade, permitindo que cada vez mais nosso relacionamento com a terra acontecesse de maneira eficiente, ainda que, em alguns casos, a natureza não oferecesse tantos recursos quanto necessário.
O uso de tecnologias no campo soluciona problemas de diversas ordens e escalas, otimiza as tarefas diárias, aumenta a sua produtividade e melhora o uso da terra e dos recursos naturais. O melhor de tudo é que as novidades estão disponíveis com preços mais acessíveis — ou seja, quem não se atualiza, fica para trás.
Principais desafios do agronegócio
Falta de uma cultura da inovação. O índice de implementação da tecnologia no setor público brasileiro mostra que ainda não temos uma cultura da inovação bem-desenvolvida. Políticas públicas vêm sendo criadas para dar um empurrão nos órgãos de gestão, mas é preciso agir também internamente para modificar esse cenário.
Quais são os 5 principais desafios do agronegócio no Brasil?
10 desafios para o agronegócio brasileiro
Além do aumento da demanda, a produção de alimentos enfrenta outros desafios que tornam o contexto ainda mais complexo, como: as mudanças climáticas, que interferem na capacidade produtiva; e restrição de recursos naturais, como a água e o solo.
Resposta: Um dos desafios da logística nos agronegócio é a falta de infraestrutura de estradas e portos... Já nos portos existe muito congestionamento, pois a maioria exportações do país é feita a partir de portos Sul e Sudeste. Esse fato atrasa a entrega dos produtos e afeta de modo geral a economia.
A utilização de Boas Práticas Agrícolas (BPA) também é uma estratégia necessária para a superação dos desafios da moderna agricultura. Atividades como: sistema plantio direto, controle biológico para o controle de pragas, doenças e nematoides, entre outros são fundamentais para a sustentabilidade da atividade.
A logística no agronegócio cuida de toda a movimentação de seus materiais, como o transporte dos suprimentos dentro da produção e o carregamento para entregar o produto ao consumidor final.