O reflexo condicionado pode ser estabelecido por meio do condicionamento pavloviano, ao se emparelhar um reflexo incondicionado com um estímulo neutro com uma determinada freqüência, de tal forma que um estímulo condicionado seja capaz de produzir uma resposta condicionada.
Com o experimento, Pavlov fez uma das grandes descobertas da atualidade: o reflexo condicionado. Trata-se de um processo que descreve a origem e a transformação de comportamentos com base no binômio estímulo vs. resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos.
Ivan Pavlov descreveu a obtenção do comportamento respondente condicionado como sendo formado por estímulos pareados que têm certa resposta.
As emoções positivas, como o amor, a alegria, a satisfação e o respeito, tendem a resultar em uma relação próxima, estimulando o vínculo interpessoal. Já as emoções negativas, como a raiva, a dúvida ou a culpa, podem prejudicar os relacionamentos.
Eles mostraram que as experiências emocionais em humanos são capazes de induzir estados de funcionamento cerebral que persistem por algum tempo após esse evento e favorecem a consolidação de memórias neutras, sem conteúdo emocional. É como se as emoções deixassem as outras memórias subsequentes mais coloridas.
As respostas emocionais ao consumo envolvem paixão, ódio, medo, raiva, alegria, tristeza. Quando o comportamento é negativo, de fuga, recuo, são classificadas como emoções negativas e, quando se vinculam à atração, aproximação, são emoções positivas (HOLBROOK; HIRSCHMAN, 1982).
O cultivo da raiva excessiva faz com que o corpo humano entre em estado de estresse, pois a descarga de adrenalina no organismo é muito grande. O sentimento pode causar alterações fisiológicas como aumento da pressão e dos batimentos cardíacos, tonturas, vertigens, tremores, inquietação e até insônia.
As emoções positivas são mais fugidias que as negativas....Mais informações
As mais frequentes seriam: Passado: satisfação, contentamento, realização, orgulho e serenidade; Presente: alegria, êxtase, tranquilidade, entusiasmo, prazer e flow; Futuro: otimismo, esperança, fé, confiança e segurança.
Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.
A família é a unidade básica de crescimento e experiência, doença e saúde (Ackerman, 1986), que engloba diversas emoções inerentes ao ser humano: identidade, pertença, aceitação, rejeição, amor, carinho, raiva, medo, ódio.