A movimentação das massas de ar só é possível graças às diferenças de pressão. O ar frio é mais pesado e, por isso, tende a descer e provocar uma pressão maior, enquanto o ar quente tende a subir e diminuir a pressão da atmosfera.
Correntes de ar são fluxos de ar. ... Diferenças de temperatura podem causar correntes de ar quente é menos denso que ar frio, causando com que o ar mais quente apresente-se mais leve. Então, se o ar quente está sob o ar frio, correntes de ar irão formar-se e elas trocarão lugares, em processo de convecção.
Os ventos alísios ocorrem nos dois hemisférios do planeta. No hemisfério Norte, eles sopram de Nordeste para Sudoeste, sendo chamado de alísio do Norte (com sentido Oeste-Leste). Por outro lado, no hemisfério Sul, eles sopram de Sudeste para Noroeste (com sentido Leste-Oeste), sendo chamado de alísio do Sul.
Resposta. O que causa o desvio dos ventos é a rotação que por consequência causa o efeito Coriolis, este, promove o desvio dos ventos e grandes corpos hídricos em sentidos contrários aos hemisférios norte e sul.
A circulação atmosférica global opera graças às diferenças de pressão e temperatura, bem como se organiza em células de deslocamento de ar. A Circulação Atmosférica é o processo de movimentação do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura existentes na atmosfera terrestre.
A brisa é um vento fraco e muito agradável ao ser humano e aos seres vivos. ... Os ventos alísios são ventos mais amenos, que atuam de formas constantes e regulares. O homem adora esse tipo de vento para usar na navegação, em esportes como windsurf, asa delta, e as crianças adoram empinar pipa com um bom vento soprando.