A nomenclatura das cadeias ramificadas utiliza a regra básica da IUPAC, com prefixo, infixo e sufixo, além da posição e do nome das ramificações presentes na estrutura.
Para dar nomes aos compostos orgânicos de cadeias normais você deve seguir os seguintes passos:
A nomenclatura IUPAC é considerada a nomenclatura oficial dos compostos orgânicos....
O nome correto, recomendado pela IUPAC, para o composto representado abaixo é: H3C---CH=C--CH3. CH2---CH3. 2º.
O nome IUPAC do composto abaixo é : CH2 H H.
Resposta. 2-metil-butanal!
02 C O nome oficial do composto CH3 — CH2 — CH2 — C — OH O é ácido butanoico.
c) N,N-etil, metil-propanamida.
- insaturada; apresenta dupla ligação.
Alceno
CH2 é um átomo de carbono ligado a dois átomos de oxigênio. Os "CH2" simplesmente fazem parte da cadeia carbônica.
Iso: esse prefixo é utilizado quando a valência livre está localizada no carbono primário de uma cadeia ramificada.
isopropil(a)/2-propil/sec-propil: Quando a valência livre está localizada no carbono secundário, ou seja, no carbono central da formula.
Os radicais livres são espécies químicas instáveis com elétrons desemparelhados e que, por isso, reagem ativamente com qualquer molécula. Os radicais livres são átomos ou grupos de átomos que apresentam um ou mais elétrons livres (valências livres).
Alquil (também são usadas as variações alquila e alquilo) é um radical orgânico monovalente da fórmula (CnH2n+1), formado pela remoção de um átomo de hidrogênio de um hidrocarboneto saturado. ... Ou seja, os radicais alquilas são aqueles que têm uma valência livre num carbono saturado.
O alquila é um radical orgânico que possui a valência livre num carbono saturado. Ele é formado retirando-se um hidrogênio de um carbono. ... Arila é um radical orgânico em que a valência livre encontra-se em um carbono ligado a um anel benzênico.
Metil: Grupo substituinte com 1 carbono. Etil: Grupo substituinte com 2 carbonos. Propil: Grupo substituinte com 3 carbonos.
Esses radicais são classificados abaixo: a) Radicais monovalentes: apresentam um elétron livre em átomo de carbono. Arilas: o elétron livre pertence a carbono do núcleo benzênico: b) Radicais bivalentes: apresentam dois elétrons livres pertencentes ao mesmo carbono ou átomos de carbonos distintos.
Conclusão: a quebra das ligações em Química Orgânica dá origem a radicais orgânicos, representados genericamente por R ―. Veja mais!
terc-butil(a) ou 1,1-dimetiletil: Quando a valência livre está localizada no carbono terciário, ou seja, no átomo de carbono interno.
Metil, metila ou (em Portugal) metilo é um radical alcoíla monovalente constituído de apenas um carbono ligado diretamente com três hidrogênios devido à tetravalência do carbono.