Ao calcularmos os pontos de intersecção entre duas funções, estamos simplesmente calculando os valores para x e y que satisfazem simultaneamente as duas funções. Dada a função y = x + 1 e y = 2x – 1, iremos calcular o ponto de intersecção das funções.
Os pontos de intersecção entre as duas funções são as coordenadas (2, 3). Portanto, Os pontos de intersecção entre as duas funções são as coordenadas (0, 0) e (2, 4).
Pela definição de função afim, temos que ela é determinada pela seguinte expressão f(x)=ax+b, ou seja, para determinar tal função, basta encontrarmos os coeficientes a, b. Veremos que para descobrir estes coeficientes precisamos apenas de dois pontos e o valor da função nesses pontos.
Resposta: As coordenadas do ponto de interseção são (7/2,5/2). Elas correspondem a solução do problema. Os pontos são (1,5), (2,4), (3,3), (2,1), (3,2) e (4,3).
O ponto desse plano cartesiano que representa a solução desse sistema é T. As equações x + y = 5 e x - y = 3 representam duas retas distintas. Se o sistema linear possui uma única solução, então as retas são concorrentes. Sendo assim, precisamos analisar em qual ponto as duas retas se interceptam.
A solução de um sistema linear é todo conjunto ordenado e finito que satisfaz ao mesmo tempo todas as equações do sistema. A quantidade de elementos do conjunto solução sempre é igual ao número de incógnitas do sistema.