A maneira mais fácil e óbvia de descobrir a tensão de um diodo Zener é olhar o código impresso ou as faixas coloridas no corpo do mesmo e consultar a Internet.
Ligue os dois fios do multímetro nas duas pontas do resistor. Resistores não possuem polaridade, portanto não importa qual fio você liga em cada ponta. Determine a resistência efetiva do resistor. Leia o resultado mostrado no multímetro.
A resistência dos resistores pode ser medida no multímetro, movendo o seletor para a seção “Ω”. O multímetro permite medir resistências desde alguns ohms até no máximo 2 mega ohms (2 milhões de ohms). As 5 posições do seletor são suficientes para medir com uma precisão razoável a maior parte dos resistores mais comuns.
Ligue o multímetro e selecione a melhor amplitude para testes. A resistência de determinado componente pode ir de ohms (1 ohm) a megaohms (1.
De acordo com a equação acima podemos perceber que a resistência (R) de um fio é proporcional ao seu comprimento (L) e inversamente proporcional à área (A) de sua seção reta. A constante de proporcionalidade ρ depende do material de que é feito o fio e é chamada de resistividade do material.
Em termos matemáticos, a fórmula é V = R. I. Sobre a corrente elétrica, ela é verificada quando a intensidade da corrente elétrica é igual à divisão da diferença de potencial dos terminais de um determinado circuito. Sua fórmula é I = V / R.
A medição da resistência de isolamento é realizada por meio de um megaohmímetro - ohmímetro de alta resistência. É assim que o teste funciona: Tensão DC de 500 ou 1000 V é aplicado entre os enrolamentos e o terra do motor.
A resistência de isolamento mínima recomendada para enrolamentos de motores de indução pode ser determinada pela equação: Rm = KV +1, onde: Rm é a resistência de isolamento mínima recomendada, em Megohms, com o enrolamento do motor a 40ºC e KV é a tensão de linha nominal do motor( ex: 440V = 0,440 KV), Ver: NBR 5383-1- ...
Conecte o outro borne do megômetro na extremidade do fio de cobre que esteja sem revestimento. Se for o caso do motor, conecte a um dos terminais. Lembre-se de manter a outra extremidade do fio que será testado coberto com fita isolante ou ao ar livre! Agora é hora de botar o instrumento para funcionar!
A regra geral para avaliar esta isolação é: 1MegaOHM + 1KOHMs/Volt. Se a medição for inferior a este valor, podem-se instalar externamente resistências de aquecimento junto à carcaça na intenção de, com o aquecimento, evaporar a umidade interna do motor.
A operação deste megôhmetro é muito simples e intuitiva: depois de conectar os cabos de teste, ligar com a chave "On/Off", determina-se a tensão de teste e pressiona-se a tecla "Start". Nesse instante começa a aplicação de tensão na amostra e simultaneamente o cronômetro inicia a contagem do tempo decorrido.
Para a medição da resistência de isolamento utiliza-se um instrumento denominado megôhmetro ou, popularmente, megger (o que, na realidade, é a marca de um fabricante). Os megôhmetros atuais são analógicos ou digitais (motorizados ou eletrônicos), mas, também, podem ser manuais (ou seja, com um "cambito" ou "manivela").