Quanto mais quente, menos denso o líquido se torna, fazendo com que ele suba e o que está menos aquecido desça. Porém, ao subir, a temperatura do líquido mais quente diminui e a do mais frio, ao descer, eleva-se, dando continuidade ao ciclo. No interior da Terra, o processo é o mesmo.
A irradiação térmica é um dos principais processos de transferência de calor, esse processo ocorre por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, uma vez que todos os corpos que se encontrem em temperaturas acima do zero absoluto emitem radiação térmica.
Além do calor irradiado pelo Sol, vários outros exemplos cotidianos estão relacionados com a irradiação térmica. ... O calor de uma fogueira ou de uma lareira chega a uma pessoa por meio da irradiação. Os alimentos assam nos fornos convencionais graças ao calor irradiado pela chama.
Para que ocorra troca de calor, é necessário que ele seja transferido de uma região a outra através do próprio corpo, ou de um corpo para outro. Existem três processos de transferência de calor estudados na termologia, são eles: condução, convecção e irradiação.
Φ = K.A.Δt Nessa equação, o K representa a condutividade térmica do material que constitui as paredes. Essa grandeza diferencia os materiais de acordo com a sua capacidade de conduzir calor.