A nomenclatura binomial é o método formal e o único universalmente aceito para a atribuição do nome científico a espécies (com excepção dos vírus). ... As espécies são identificadas por um binome, isto é um nome composto por dois nomes: um nome genérico e um descritor específico.
Quando a espécie ainda não foi identificada, o nome do gênero é seguido de sp. (abreviatura de espécie) ou de spp. (abreviatura de espécies). Nesse caso, o gênero (que não pode ser abreviado) é grafado em itálico, e as abreviaturas sp.
Nomenclatura é a atribuição de nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados. ... O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico.
As principais regras da nomenclatura hoje aceites são: na designação científica os nomes são sempre em latim ou latinizados; os nomes científicos escrevem-se em itálico ou se for num texto manuscrito deverão ser sublinhados.
É um conjunto de nomes organizados de maneira sistemática para determinada atividade ou fim, geralmente uma nomenclatura está introduzida a um contexto especifico de determinado assunto ou tema, como exemplo temos a nomenclatura IUPAC que é utilizada para nomear os mais variados compostos químicos para que assim haja ...