Técnica de clonagem onde o núcleo de uma célula adulta é introduzido no óvulo "vazio"- óvulo em que foi retirado o núcleo contendo material genético (DNA) - e transferido para um útero de aluguel, com a finalidade de gerar um feto geneticamente idêntico ao doador do material genético.
Clonagem é um mecanismo de propagação de alguns organismos, como algumas espécies de plantas e bactérias. Além disso, também se apresenta como uma técnica utilizada na engenharia genética, e um exemplo é a clonagem reprodutiva. A clonagem produz clones, que são cópias idênticas do progenitor.
Reprogramação celular é a reprogramação de núcleo das células adultas, empregando extratos citoplasmáticos de óvulos ou de células-tronco embrionárias, o que abre caminho para a clonagem de pessoas.
Significado de Clonar verbo transitivo direto [Genética] Produzir algo por clonagem, pela obtenção de células idênticas partindo de uma única célula. [Figurado] Fazer uma cópia ou imitação exatamente igual ao original.
A clonagem é um mecanismo comum de reprodução de espécies de plantas ou bactérias. Um clone pode ser definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original.
[Figurado] Fazer uma cópia ou imitação exatamente igual ao original. [Figurado] Copiar alguma coisa por meio de fraude.
Primeira fase do produto de conceção e desenvolvimento do ovo após a fecundação, na maior parte dos seres vivos. Na espécie humana, depois dos três meses, o embrião passa a designar-se feto.
Em abordagem biológica, o embrião pode ser definido como uma célula, ou grupo de células, vocacionada à vida humana autônoma. Em outras palavras, o embrião é capaz de, desde que fixado em ambiente adequado, se desenvolver como humano.
A implantação embrionária é o evento que marca o início da gravidez em si. Também chamada de nidação ou fixação, a implantação embrionária deve acontecer entre 5 e 7 dias após a fusão dos pronúcleos dos gametas masculino e feminino, tanto na concepção natural quanto na reprodução assistida.
O período embrionário, que corresponde às primeiras nove semanas a partir do dia da concepção, é aquele em que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião.
→ Como o zigoto é formado? O zigoto é formado no processo de fecundação, em que o gameta masculino funde-se ao gameta feminino na tuba uterina. Para que esse processo ocorra, é necessário que o espermatozoide depositado na vagina da mulher entre no colo do útero e siga em direção às tubas.
2) Clivagem do Zigoto Consiste em divisões mitóticas repetidas do zigoto, resultando em um rápido aumento no número de células.
EMBRIOLOGIA BÁSICA Os músculos dos membros desenvolvem- se de células precursoras miogênicas, que são deri- vadas dos somitos. O músculo cardíaco e a maioria dos músculos lisos são derivados do mesoderma es- plâncnico. A ausência ou a variação de alguns mús- culos é comum e, na maioria das vezes, de pouca importância.
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser.
Nos animais, o zigoto é denominado ovo e resulta da união de dois gametas: ovócito e espermatozoide. É uma célula totipotente, ou seja, é capaz de guardar as características genéticas dos progenitores, podendo gerar todas as linhagens celulares do organismo adulto.