Esse órgão –chamado fosseta loreal, que comunica-se com o cérebro, está situado dos dois lados da face, entre o nariz e os olhos, e tem a função de um termoreceptor, sendo sensível à radiação infravermelha, e é capaz de responder a pequenas variações de temperatura.
Em quase todas as cobras peçonhentas podemos encontrar uma depressão localizada entre cada olho e a narina, que é chamada de fosseta lacrimal, ou fosseta loreal. Esse órgão é especializado em sentir as variações da temperatura, o que permite à serpente saber se há a presença de outro animal.
As fossetas da comissura labial são invaginações congênitas da superfície mucosa do vermelhão do lábio que ocorrem no canto da boca. As fossetas labiais paramedianas são invaginações congênitas do vermelhão do lábio tipicamente encontradas no lábio inferior bilateralmente em relação à linha média.
Em animais (não humanos) O órgão vomeronasal serve para detectar feromônios emitidos por certos animais, como ratos caseiros, muito embora certos feromônios sejam detectados pelo epitélio olfatorial. O órgão de Jacobson também detecta outros compostos químicos além daqueles classificados como feromônios.
cobra coral
Resposta. Trata-se de um órgão termo-receptor capaz de captar as irradiações de ondas de calor (na verdade emissões de infra-vermelho) emanados pelos corpos dos animais endotérmicos ("sangue-quente").
colubrídeos
Pode chegar a medir 1,7 metros de comprimento, tem hábitos diurnos e é ovípara. A cobra cipó possui veneno,porém esse veneno não é capaz de matar um ser humano....Chironius bicarinatus.
As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca. A surucucu é a maior serpente venenosa do continente americano e uma das maiores do mundo, podendo atingir até 4,5m de comprimento. Foto: reprodução.
Apesar da fama de ser uma cobra brava, a caninana está longe de ser perigosa. Ela geralmente é mansa, podendo fugir quando avistada. Ela pode até morder, mas não é peçonhenta. Alimenta-se principalmente de roedores arborícolas e pequenas cobras.
A cobra urutu-cruzeiro, conhecida cientificamente como Bothrops Alternatus, pode ser encontrada em muitos lugares da América do Sul.
Um lago de peixes em seu quintal pode facilmente atrair certos tipos de cobras d'água. Cobras também amam todos os tipos de ratos e esquilos. As cobras do rei podem vir atrás dos pássaros e seus ovos. Algumas cobras menores, como a serpente verde áspera, consomem insetos.
Espalhe armadilhas para a cobra fora de casa. Geralmente, basta usar caixas de plástico e uma isca, como uma substância ou um aroma que atraia as cobras. Quando ela entrar na armadilha, não vai conseguir sair por causa do formato da estrutura. Depois, é só soltá-la em um local afastado.
Ao mesmo tempo, para cobras é difícil se mover por uma superfície vertical plana, pois neste caso precisam de fulcro. Então é por isso que serpentes optam por se arrastar por rachaduras, ou seja, pelo espaço entre tijolos.
Quando não está caçando, a cascavel só costuma atacar ao se sentir ameaçada. Nos casos de ataques aos seres humanos, pouca gente é desprovida de inteligência o suficiente para ficar mexendo com a serpente com o simples objetivo de que ela ataque, não é verdade?