Os desenhos são feitos em folhas com, no mínimo, o dobro do tamanho das que serão impressas, assim o ilustrador pode se dedicar aos detalhes. Atualmente, balões, falas e onomatopeias são criados digitalmente. Antes, o processo era manual e exigia uma letra legível para todos, inspirando fontes como a infame Comic Sans.
A melhor opção é ser concisa. Coloque apenas os elementos relevantes para o leitor se situar. Pense no que você quer evidenciar, seja pelo enquadramento direto na expressão, como no primeiro e no último quadrinho, ou pela repetição das ações. Fazer um storyboard é muito importante nessa etapa para planejar sua tirinha.
A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ's), porém bem mais curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.
Produzindo uma Comic Strip
Abra o Microsoft Word. Se você já tiver um documento digitado para transformar em letras em estilo de quadrinhos, clique no menu "Arquivo" e depois em "Abrir". Procure o documento do Word e clique duas vezes nele, depois vá até a parte do texto que você quer mudar.
Como fazer uma tirinha Abra o Canva no seu dispositivo móvel ou computador. Faça login ou registre-se usando seu e-mail ou sua conta do Facebook ou do Google. Depois, busque “tirinha” para começar a criar. Comece com uma página em branco ou escolha um dos templates prontos do Canva.
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidos. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.
A charge é um gênero jornalístico que se utiliza da imagem para expressar à coletividade o posicionamento editorial do veículo. É uma crítica carregada de ironia e que reflete situações do cotidiano. O termo charge é oriundo do francês charger e que significa carga, exagero e ataque violento.
O fenômeno apresentado no cartum é nitidamente uma segregação socio- espacial. Tal fenômeno também chamado de processo de gentrificação consiste em " expulsar", ou obrigar a sair, aqueles que não possuem condições financeiras de se manter em um lugar encarecido.