Resposta. Conceito de sal segundo a teoria de Arrhenius:O. sal é um composto constituido por cátions originado de uma base e ânion originado de um ácido. Portanto podemos concluir que os sais são considerados compostos iônicos.
Svante August Arrhenius – Dissociação Eletrolítica Em seus trabalhos, Arrhenius deduziu que os eletrólitos em solução se dissociam em partículas carregadas eletricamente e que a soma das cargas positivas e negativas é igual, sendo a solução, portanto, eletricamente neutra.
Quando uma substância molecular (no caso da tarefa, um ácido) entra em contato com a água, ocorre a ionização, pois reagem e formam ions. Se o átomo perder elétrons, ele ficará carregado positivamente e será chamado de cátion. Se o átomo ganhar elétrons, ficará carregado negativamente e será chamado de ânion.
Prêmio Nobel Em 1891, Arrhenius foi nomeado professor da Universidade de Estocolmo. E, quatro anos mais tarde, assumiu a cadeira de física. Tornou-se reitor em 1897. No ano de 1903, Arrhenius recebeu o Prêmio Nobel de Química.
Definição de ácido de Arrhenius: Ácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo como íon positivo apenas o cátion hidrogênio (H+). ... Definição de sal de Arrhenius: Sais são compostos iônicos que possuem, pelo menos, um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Os ácidos são um tipo de substância bastante presente em nosso cotidiano. Para a Química, são substâncias que liberam íons H+ em uma solução aquosa, diminuindo seu pH.
Ácidos e bases são funções inorgânicas de extrema importância para os seres vivos. ... De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.
Para realizar a nomenclatura dos ácidos, temos primeiramente que verificar se eles são hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) ou oxiácidos (contêm oxigênio). Por exemplo, o HC? é um hidrácido, e o seu ânion é o cloreto (C?-). Assim, substitui-se a terminação “eto” por “ídrico” e seu nome é ácido clorídrico.
A nomenclatura dos sais é feita escrevendo-se o nome do ânion, o infixo “de” e o nome do cátion.
A nomenclatura das bases que possuem o cátion com somente uma valência é realizada escrevendo-se a palavra “hidróxido de” e o nome do cátion. ... A nomenclatura desses compostos baseia-se nessa sua formação, em que sempre se escreve primeiro “hidróxido de” seguido do nome do cátion.
Carbonic acid
Os nomes dos hidrácidos são formados acrescentando-se a terminação ídrico às primeiras letras do nome do elemento químico.
O ácido fluorídrico é composto de um átomo de flúor e um de hidrogênio, ligados por uma ligação covalente. Ele é um líquido incolor, fumegante, de ponto de ebulição 20 ºC sob pressão normal. Portanto, nas condições ambientes, onde a temperatura é de 25 ºC, ele é um gás incolor.