Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:
A estequiometria nos permite calcular a quantidade exata de reagentes que é preciso para se obter uma determinada quantidade de produto em uma reação química. Ao realizar uma reação química é difícil obter no produto a mesma quantidade presente nos reagentes, ou seja, o rendimento teórico é maior que o rendimento real.
Está consolidado o conceito de que a Química estuda, principalmente, as reações que ocorrem ao se misturar duas ou mais substâncias (reagentes) para produzir outras substâncias, chamados de produtos. Este é justamente o objeto de estudo da estequiometria. ...
A estequiometria é de extrema importância no cotidiano, principalmente nas indústrias ou laboratórios, pois objetiva calcular teoricamente a quantidade de reagentes a ser usada em uma reação, prevendo a quantidade de produtos que será obtida em condições preestabelecidas.
No caso podemos a firmar que a estequiometria está nas atividades mais simples do nosso dia a dia como fazer a receita de um bolo, calcular quanto de combustível um carro gasta, entre outros. Isso porque a estequiometria traz uma relação direta entre as questões de equilíbrio entre a quantidade de material usada.
A estequiometria é o assunto da química que calcula as quantidades de substâncias (reagentes e produtos) encontrados em uma reação química. Assim é possível quantificar o número de reagentes que deve ser utilizado para formar determinada quantidade de produto através das equações químicas.
Existem outras regras para facilitar a ordem de balancear os elementos químicos. Uma delas inicia o balanceamento por metais, em seguida ametais, e deixando por último os elementos hidrogênio e oxigênio.
O balanceamento de equações químicas consiste em ajustar os coeficientes de modo que o número de átomos de cada elemento na equação química seja conservado. Isto é, o número de átomos de um determinado elemento é o mesmo no reagente e no produto.