Os textos conotativos ocorrem quando usamos o sentido figurado de uma frase ou uma palavra. Por exemplo, no poema de Luís de Camões, intitulado Amor é Fogo que Arde Sem se Ver, encontramos um texto com vários exemplos de conotação.
Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua.
Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literário é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.
Poemas, romances literários, contos, lendas etc. Texto não literário: Reportagens, receitas, livros didáticos etc.
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Explicação: O texto literário se diferencia dos outros tipos de texto pela sua linguagem ser predominantemente conotativa, ou seja, que explora o sentido não convencional das palavras e a multiplicidade de sentidos e usa uma linguagem simbólica, marcada pelo uso de metáforas, metonímias e outras figuras de linguagem.
As principais características da entrevista são a oralidade e o discurso direto (reprodução integral da fala de um personagem). A primeira pelo fato de tratar-se de um diálogo e a segunda pois, na maioria das vezes, o diálogo é transcrito exatamente como foi conversado.
O texto publicitário é composto, muitas vezes, por imagem, título, texto, assinatura e slogan. A assinatura é o nome do produto/serviço e do anunciante.
As principais características do Anúncio Publicitário são:
O anúncio utiliza meios de comunicação para compartilhar suas intenções. Uma das principais características do anúncio publicitário é a persuasão e o convencimento do consumidor, por meio de discursos usados como ferramentas, com uma linguagem simples e de fácil entendimento.
Resposta. O anúncio publicitário institucional é o tipo de anúncio que tem como característica principal o objetivo de conscientizar sobre alguma espécie de produto, ou informar os leitores de maneira que os convença sobre algo.
O anúncio publicitário comercial, mais conhecida apenas como publicidade, trata-se de um gênero textual usado para se fazer a promoção de algum serviço, produto ou ideia. ... A principal função desses anúncios é convencer o consumidor a adquirir determinado serviço, produto ou ideia.
Publicidade institucional é uma forma de publicidade que não se refere ao produto em si, e sim a uma instituição; seu objetivo é a disseminação de ideias no intuito de moldar e de influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição ou provocando mudanças na imagem pública desta.
A propaganda institucional, bem administrada, tem objetivos de promover e diferenciar ações, estratégias e planos de responsabilidade social de empresas que prezam pelo crescimento de sua comunidade, cultura, educação e/ou preservação ambiental.
5. Existem alguns elementos essenciais para a elaboração de uma propaganda institucional, como uma imagem símbolo da instituição (marca identidade), um texto elucidativo que foca os valores, a missão e a visão, além de uma assinatura que represente a empresa, seja um logo ou slogan.