O renunciante à herança de uma pessoa poderá representá-la na sucessão de outra. Direito de representação é o direito à sucessão indireta, por meio do qual o parente mais próximo representa aquele que faleceu antes do de cujus, observada a ordem de vocação hereditária.
Entrementes, a representação pode se assentar quando houver declaração de indignidade, eis que o indigno é tido como morto, consoante redação do artigo 1.
3a Questão (Ref.: Pontos: 0,1 / 0,1 (TJ/MS 2015) É correto que no direito de representação, considerado como instituto do direito das sucessões, há direito de representação na linha reta descendente, mas nunca na ascendente. ... não há direito de representação na linha transversal.
Sobre a sucessão legítima, é INCORRETO afirmar: (A) deixando o falecido apenas uma avó materna, uma avó paterna e um avô paterno, a herança será dividida em três partes iguais. (B) descendentes, ascendentes e cônjuge do falecido têm direito à parte legítima da herança, por serem herdeiros necessários.
Para que ocorra a indignidade, é mister que o herdeiro excluído tenha praticado, em síntese, Atos contra a vida, contra a honra e contra a liberdade de testar do autor da herança, como descreve o artigo 1814.
HERDEIROS NECESSÁRIOS. São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge. Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legítima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge. Veja tópico Sucessão Legítima.
Conforme o artigo 1.
Art. 1.
Em caso de morte, quem tem direito ao seguro de vida é a pessoa indicada pelo segurado. Enquanto estiver vivo, o segurado pode mudar os nomes dos beneficiários sempre que quiser. Além disso, só maiores de 18 anos podem receber a apólice, caso o dono do seguro faleça.
Ou seja, é possível contratar um seguro de vida para outra pessoa. No entanto, é fundamental que você a avise antes, uma vez que a pessoa escolhida deve estar totalmente ciente para assinar a proposta e responder o questionário de saúde enviado pela corretora de seguros.
792 do Código Civil, que estabelece que o valor do seguro será dividido em 50% para o cônjuge não separado judicialmente e os outros 50% aos herdeiros legais, obedecida a ordem da vocação hereditária.
Para saber se é beneficiário, entre em contato com a possível seguradora, informe os seus dados pessoais, e peça para consultar. Você também pode ir ao banco de que a pessoa era cliente para saber se ela tinha seguro de vida e pedir uma consulta para saber se você era seu beneficiário.
Associação de consumidores avaliou 25 apólices, vendidas por oito empresas. Veja o resultado
Diferença de preço de segurado com 18 anos para segurado com 65 anos chega a 1.
Diferença de preço de segurado com 18 anos para segurado com 65 anos chega a 1.
Qual o melhor Seguro de Vida
Com base nessa pesquisa, foi possível chegar ao ranking das 15 melhores seguradoras de carro de 2020, que você verá a seguir:
As melhores seguradoras de veículos de 2020