Correto dizer entre voc e eu? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
De acordo com a norma culta da língua, a primeira oração está equivocada! O correto é: "entre mim e você" ou "entre mim e ti"! Esse fato é justificado pelo emprego do pronome oblíquo após preposição (entre), em vez do pronome pessoal.
Qual a forma correta de escrever eu é fulano ou fulano é eu?
No meu português nordestino, eu e fulano fomos à praia está correto. Todo mundo diz e pronto. Não é errado, não é uma questão de gramática, nem de nada, que os espanhóis digam assim. Aliás, em Portugal também usa-se.
Qual é o certo eu e ele ou ele e eu?
Assim, é incorreto usar eu, pronome do caso reto, como objeto da oração “isso é entre eu e ele”. O correto é usar o pronome que já assume esta função: o mim.
Qual pronome vem primeiro?
Tabela com os pronomes pessoais4 more rows
Qual é o correto eu e minha mãe ou minha mãe e eu?
Muitas pessoas associam a palavra mim à alguma ação, mas o uso correto é o pronome pessoal reto eu sempre que essa situação acontecer. Por exemplo: "Minha mãe pediu para eu lavar a louça", "Vou comprar livros para eu estudar" ou "Tinha tanta coisa pra eu arrumar ontem".
Qual é o correto eu e Maria ou Maria e eu?
Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»
Como saber se o se vem antes ou depois do verbo?
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.
Como saber se um pronome vem antes ou depois do verbo?
Os pronomes são os átonos me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos. Eles sempre estão vinculados a um verbo e, de acordo com a posição, recebem a seguinte classificação: Próclise (antes do verbo): A pessoa não se feriu. Ênclise (depois do verbo): A pessoa feriu-se.