Significado de Exortar verbo bitransitivo Fazer com que alguém pense ou se comporte de determinada maneira; persuadir, aconselhar: exortava os alunos a pensarem de acordo com seus pensamentos.
Facilita o pensamento na medida que é mais fácil recorrer a uma categoria que a um indivíduo diante de uma nova observação. ... Assim, julgar não é algo negativo, como muitos pensam. O problema é que muitas vezes as pessoas não julgam, condenam. A questão é sermos justos nos nossos julgamentos.
Abaixo estão 4 maneiras de tratar o julgamento:
Não julgar não é, pois, uma postura impossível, como se contrariasse a nossa razão. Trata-se de tentar se colocar no lugar do outro e entender o que se passa em sua vida. Não desconfiar, não considerar já a priori que aquilo que o outro faz, faz por mal.
O que ocorre é que podemos querer exercer juízo condenatório antes do tempo devido sobre determinadas questões que não nos compete. Porque, segundo Paulo, devemos julgar os da comunidade cristã, enquanto que o julgamento do mundo é atribuição de Deus. ... Os de fora, porém, Deus os julgará.” I Co. 5:11 a 13.
8 dicas para lidar com pessoas críticas demais
É preciso treinar a sua mente para que você não sinta medo de ser julgado pelos outros. Esse treinamento da mente começa com a construção de confiança. Você precisa se concentrar e dizer para si mesmo: “eu sou bom em …”; “eu estou pronto para ….”; “eu me preparei para isso”.
Uma boa dica para superar esse medo é praticar. Fale sozinho para o espelho, apresente-se para alguém da família ou grave a sua apresentação para ver depois. Tente vencer esse medo começando por estar diante de grupos pequenos, e aos poucos isso te ajudará a se sentir mais seguro.
O primeiro passo para superar o medo de ser criticado é, precisamente, aprender a ser criticado. Isto se consegue, em primeiro lugar, aprendendo a reagir com calma diante de uma crítica. As vantagens de reagir com calma diante de uma crítica são as seguintes: Aprender a controlar as emoções negativas.
Normalmente, as críticas construtivas são feitas para ajudar. Já as destrutivas, somente para ofender. Tente focar na mensagem, assim como na pessoa. É difícil ver se uma pessoa está dizendo algo legítimo para você melhorar ou se ela só está falando para chateá-lo.
Censurar, falar mal; apontar ou ressaltar as imperfeições de algo ou de alguém: a vizinha criticou seu comportamento. Fazer uma análise crítica; salientar as qualidade e/ou os defeitos de algo ou de alguém, expressando-se através de um texto escrito: o analista criticou o livro em palestra.