EQST

Como Fazer Um Recurso Inominado?

Como fazer um recurso inominado?

O recurso inominado, para recorrer à sentença dada pelo juízo em Juizado Especial, deve ser feita a partir de uma petição escrita, conforme determina o artigo 42 da lei nº 9.099/1995. Além da exigência de petição escrita, o recurso deve conter as razões pelas quais o pedido foi criado, além do pedido propriamente dito.

É possível pedir justiça gratuita no recurso inominado?

Art. 99 - O pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado na petição inicial, na contestação, na petição para ingresso de terceiro no processo ou em recurso. Com efeito, é ancilar o entendimento jurisprudencial: RECURSO INOMINADO.

Como calcular o valor do recurso inominado?

"Em caso de recurso inominado, deverão ser recolhidas custas (1% sobre o valor da causa mais 2% sobre o valor da condenação, observado o mínimo de 05 UFESPs, para cada parcela) e porte de remessa e retorno no montante de R$25,00 .

Como comprovar Hipossuficiencia no Juizado Especial?

Para obtê-lo, a parte deve apresentar, dentro do prazo legal, provas concretas acerca da impossibilidade financeira para arcar com as custas processuais, não bastando a simples declaração de hipossuficiência.

O que pode ser alegado no recurso inominado?

I - os nomes e a qualificação das partes; II - a exposição do fato e do direito; III - as razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade; IV - o pedido de nova decisão.

Como Pedir gratuidade de justiça no recurso inominado?

99, § 1º, do novo CPC/2015, o pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado por petição simples e durante o curso do processo, tendo em vista a possibilidade de se requerer em qualquer tempo e grau de jurisdição os benefícios da justiça gratuita, ante a alteração do status econômico.

Qual o valor do preparo do recurso inominado?

Recentemente, a alíquota do preparo foi elevada para 4% no Estado de São Paulo, por força da Lei nº 15.855/2015. Como regra geral, o recolhimento do preparo deve ser comprovado no ato de interposição do recurso, ocasião em que também deve ser comprovado o pagamento do porte de remessa e de retorno dos autos físicos.

Qual o valor da causa no recurso inominado?

Consoante disposição expressa no art. 259, V, do Código de Processo Civil, o valor da causa corresponderá ao montante do contrato quando a pretensão tiver por objeto a rescisão de negócio jurídico, ainda que a pretensão ressarcitória seja inferior a quarenta salários mínimos.

Precisa de declaração de pobreza no Juizado Especial?

A declaração de pobreza não é requisito, para o deferimento do benefício, conforme extrai-se da leitura do art. ... A Lei nº 13.105/2015, autoriza a desnecessidade da juntada da declaração de pobreza, salvo quando o advogado não possuir poderes em sua procuração para requerer à gratuidade da justiça.

Pode se juntar provas em fase de recurso inominado?

Adianto que é possível sim a apresentação de novas provas no momento da interposição do recurso inominado ou apelação! ... É importante fazer essa ressalva, pois nos Juizados o recurso interposto será o recurso inominado, enquanto no procedimento comum é a apelação.

Pode anexar documentos no recurso inominado?

Documentospodem ser apresentados no momento da instrução processual, e no caso do J.E.C., até o dia da Audiência de Instrução e Julgamento.

Como calcular o valor do preparo no Juizado Especial Cível?

O valor do preparo depende da legislação pertinente. No Estado de São Paulo, vigora a Lei nº 11.608/2003, que fixa como base de cálculo do preparo o valor da condenação, ou, não havendo, o valor da causa.