Além de sensibilizar o paladar, um agente flavorizante pode estimular células do olfato, que são capazes de detectar mais de 10.
Os flavorizantes podem ser naturais (óleos essenciais extraídos de plantas e sabores naturais de frutas) ou artificiais (álcoois aromáticos, aldeídos, bálsamos, fenóis, terpenos, etc.). O acetato de benzila, por exemplo, é um dos componentes dos medicamentos com sabor artificial de cereja, abricô, pêssego e morango.
2) Quais são os sentidos que nos permitem perceber que um alimento está em boas condições para ser consumido? Resposta: olfato e visão (lembrar que aqui o alimento ainda não foi consumido e por isto a gustação não foi considerada).
Resposta. O olfato e a visão nos permitem perceber se um alimento está em condições de ser ingerido. Não consideramos o paladar pois aqui o alimento ainda não foi consumido.
Sistemas sensoriais comumente reconhecidos são aqueles visão, audição, tato,paladar,olfato e equilíbrio. Em suma, os sentidos são transdutores do mundo físico para o reino da mente, onde interpretamos a informação, criando nossa percepção do mundo que nos rodeia....Esta caixa: