Primeiro, tire o peão da casa e3, o que se localiza a frente do rei:
Passos
As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.
Conforme mencionado, cada peça tem um valor diferente e não é surpresa que os valores das peças estão diretamente ligados à força delas. Um peão vale um ponto, um cavalo ou bispo vale três pontos, uma torre vale cinco pontos e uma dama vale nove pontos. O rei é a única peça que não tem valor estimado em pontos.
Resposta: . A pontuação total é 120 pontos as cartas que valem pontuação, são as cartas 7, Q, J, K, e o A de cada naipe. A Dama vale 2 pontos.
Dama
A peça mais poderosa é a Dama/Rainha. Explicação: A Dama ou Rainha é uma peça poderosa do jogo de xadrez, é a peça de maior valor relativo do jogo, usualmente valorada entre nove e dez pontos. Assim como a Torre, é capaz de, com o auxílio do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário.
Comecemos pelas generalidades: em posições fechadas o Cavalo é superior ao Bispo; em posições abertas, pelo contrário (posições com nenhum ou poucos peões no centro) o Bispo é esmagadoramente superior ao Cavalo; em formações assimétricas de peões, por exemplo, dois contra três peões na ala da Dama, e três contra dois ...
- Saiba que as peças têm os seguintes valores relativos: peão = 1; cavalo = 3; bispo = 3; torre = 5 e dama = 10.
Um dos meios mais comuns é tomar um peão como unidade para dar valor às outras peças. Os valores então seriam: Dama - 9 a 10 Torre - 5 Bispo - 3 a 3,5 Cavalo – 3 a 3,5 O rei tem valor absoluto, já que sua perda implica na derrota.
Os valores iniciais são Peão - 1 ponto, Bispo, Cavaleiro - 3 Peões, Torre - 5 Peões, Rainha - 9 Peões. ... Você não pode simplesmente dizer que uma rainha é igual a 3 peças menores ou 2 torres; a posição ditará os valores relativos.
As peças na linha de baixo e da esquerda para a direita são: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo e Torre. Os jogadores movimentam alternadamente uma das suas peças, sendo sempre o jogador com as brancas o primeiro a começar.
A DAMA ou RAINHA Movimento: peça mais poderosa e versátil do tabuleiro, a dama pode movimentar-se como a torre e como o bispo, ou seja, anda tanto em paralelas (linhas ou colunas) quanto em diagonais, tantas casas quanto se desejar, desde que haja espaço no tabuleiro.
A Dama é a peça mais poderosa, pois pode movimentar-se quantas casas quiser ou puder, na diagonal, vertical ou horizontal, porém, apenas em um sentido em cada jogada, a dama (ou rainha) anda com os movimentos de todas as outras peças (exceto o cavalo), andando quantas casas quiser.
Então…o correto é DAMA! Vamos para o caos! Se você é um jogador iniciante ou até mesmo aquele jogador que de vez em quando pega o tabuleiro para jogar com os amigos em um final de semana, se você ao invés de falar “Dama” usar “Rainha” não é errado. Só vale lembrar que na regra de um campeonato o termo é “Dama”.
A captura no jogo de damas é obrigatória. Não existe o sopro. Duas ou mais peças juntas da mesma cor na mesma diagonal não podem ser capturadas. Pedra e dama tem o mesmo valor tanto para capturar quanto para serem capturadas.
O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário.
Se um jogador consegue levar uma de suas pedras até o final do tabuleiro, o peão é promovido à dama ou rainha (duas pedras da mesma cor, uma em cima da outra). A dama ou rainha move-se também na diagonal mas pode andar para frente ou para trás.
A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama. Para identificá-la coloca-se uma pedra sobre a outra.