Você será orientado a lavar a boca com água, respirar fundo e depois tossir profundamente para produzir uma amostra de escarro. Caso você esteja fazendo a coleta com um profissional, ele pode tocar em seu peito para ajudar a soltar o catarro dos pulmões antes de tossir.
O exame de escarro é normalmente indicado pelo pneumologista ou clínico geral com o objetivo de confirmar o diagnóstico de doenças respiratórias como pneumonia, tuberculose, bronquite e fibrose cística.
A adequada coleta de escarro também é muito importante no acompanhamento do tratamento dos casos de TB pulmonar e laríngea, pois a realização de baciloscopias mensais permite avaliar a eficácia do tratamento adotado.
As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).
Catarro transparente é o mais comum Em um organismo saudável, o catarro não tem cor, mas as cores vermelha e rosa e a presença de sangue podem indicar problemas graves, como pneumonia e câncer de pulmão. Já o catarro branco é sinal de resfriado, asma ou alergia.
Baciloscopia - ou exame microscópico, é a pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes - BAAR em esfregaços da amostra, preparados e corados com metodologia padronizada.
Algumas opções de remédios caseiros para curar a tosse com catarro transparente incluem:
Como é o tratamento
O muco é transparente quando você está saudável e não tem nenhum invasor sério. No entanto, quando bactérias ou vírus atacam, ele se torna verde ou amarelo devido ao influxo de enzimas que contêm ferro, incluindo mieloperoxidases, outras oxidases e peroxidases.
Os antibióticos, como Amoxicilina ou Azitromicina, por exemplo, somente são indicados em casos de suspeita de infecção bacteriana, o que é mais comum em situações de febre alta, quando a infecção persiste por mais de 7-10 dias ou quando há pneumonia.
São usados em infecções respiratórias como pneumonia, exacerbação bacteriana aguda de bronquite crônica, sinusite aguda, otites médias, tonsilites e faringites.
O uso de antibióticos por conta própria aumenta o risco da pessoa tomar um medicamento sem necessidade, ingerir a dose errada ou por menos tempo do que deveria, aumentando assim a resistência dos vírus e bactérias, diminuindo a eficiência dos antibióticos.