Que tal fazer um chá com as cascas para aproveitar ainda mais seus benefícios? Separe aproximadamente 15 unidades da jabuticaba e tire a poupa. Ferva as cascas em 600mL de água por 5 minutos e deixe em infusão por mais 10 minutos. Depois armazene na geladeira e tome gelado durante o dia.
A jabuticaba é uma fruta brasileira que tem a característica incomum de brotar no caule da jabuticabeira, e não nas suas flores. Essa fruta tem poucas calorias e carboidratos, mas é rica em nutrientes como vitamina C, vitamina E, magnésio, fósforo e zinco.
Para quem tem prisão de ventre, recomenda-se consumir jabuticabas com a casca, bem mastigadas. Mas, comê-las em excesso pode dar dor de barriga e as sementes (que acabam passando), prisão de ventre. Por isso, vamos com calma! Dez frutinhas por dia já são o suficiente.
“A jabuticaba é muito conhecida como uma fruta constipante, ou seja, que prende o intestino. E isso é verdade, ela tem realmente essa ação”. Mas, segundo a nutricionista, para evitar o efeito, basta que a fruta não seja consumida em excesso.
Trata a diarreia Quando seca, triturada e misturada com a água, a casca da jabuticaba ajuda a retardar os movimentos intestinais, pois restaura os nutrientes e vitaminas perdidas e previne a desidratação causada pela diarreia.
10 frutas laxantes para soltar o intestino
Os melhores alimentos para tratar o intestino preso
As chamadas fezes em cíbalos – as bolinhas – são típicas de paciente com o hábito intestinal lento. Por outro lado, quem evacua mais frequentemente terá fezes de maior calibre e volume.
"O que determina se boia ou não é o teor de gordura: quando em excesso, as fezes tendem a boiar." A concentração de gases nas fezes também pode fazê-las boiar, e isso é resultado da ingestão de alguns alimentos, como brócolis, feijão e repolho.