"O branqueamento é uma técnica de congelar legumes e vegetais ideal para correria do dia a dia. O processo consiste em lavar bem os alimentos e cortá-los em pedaços pequenos. Depois, colocá-los em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais dentro.
Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.
Como exemplo, serão utilizados os seguintes legumes: abóbora-cabotiá, abobrinha, berinjela, brócolis, cenoura, chuchu, repolho e vagem. Eles podem ser congelados por até seis meses.
Alimentos que podem ser congelados: saiba quais são
Descasque o maxixe como preferir. Coloque por dois minutos na água fervente e depois passe para a água com gelo usando a escumadeira e deixe por dois minutos. Coloque para escorrer. Assim que secar um pouco coloque em recipiente hermético no freezer.
Sim, você pode congelar o quiabo cru, mas primeiro tem que remover os cabinhos. Depois será preciso fazer branqueamento, assim ele mantêm sua cor e textura mesmo congelado. O branqueamento deve ser feito colocando três minutos dentro da água fervente e depois passar direto para o pote com água e gelo.
Tempere o maxixe com sal e as sementes de coentro. Junte à mistura de vinagre. Deixe esfriar e guarde em potes esterilizados tampados em temperatura ambiente. Deixe curtir por pelo menos dois dias.
Como congelar brócolis: cru ou cozido? A resposta é simples: você pode congelar esses legumes crus, mas não é aconselhado pois a textura e sabor serão alterados. Para melhor preservar o sabor, textura e nutrientes destes legumes, o ideal é escaldar ou branquear os legumes antes de congelar.
No Vapor: Encha uma panela com água (uns 3 cm), e coloque uma peneira ou escorredor de macarrão por cima, adicione o brócolis congelado, cubra com uma tampa e deixe o vapor descongelar os brócolis para você, o tempo pode variar de acordo com a quantidade de brócolis que você adicionou, então fique de olho para não ...
Dica: Utilize água gelada para interromper o cozimento do brócolis mais rapidamente e garantir a cor bem verdinha. Retire o brócolis da água gelada e deixe secar em uma peneira ou sobre um pano. Prontinho!
O brócolis deve ser armazenado em geladeira, dentro de um saco plástico perfurado, de preferência de cor escura, por até 5 dias.
Mantenha os brócolis na geladeira. Eles devem ficar fresquinhos por uns três dias. Não faça um embrulho muito apertado com o papel toalha e não mantenha a verdura em um recipiente fechado.
Separe o brócolis e a couve-flor em pequenas quantidades, normalmente o que você costuma consumir nas refeições. Coloque-os em saquinhos plásticos ou potinhos separados por porções. Agora é só colocar no congelador!
Sinta a textura do brócolis Um brócolis fresco deve apresentar talos firmes ao toque: aperte o talo da verdura e, caso sinta que o brócolis está firme, o alimento está bom para comer. Se, pelo contrário, o talo estiver mole e oco por dentro (como na imagem), esse será um brócolis velho.
O cheiro também pode ser um sinal que ajude você a saber se os brócolis estão estragados: se perceber que o aroma que este vegetal tem é azedo ou cheira um pouco mais forte que o normal, não o consuma. Os brócolis devem ter um cheiro fresco, se o cheiro estiver mais amargo ou tiver mau cheiro significa que estragou.
Olhe as folhas ao redor da cabeça das couves-flor quando estiver escolhendo-as. Essas folhas devem possuir uma cor verde vibrante. Se estiverem murchas ou escuras, pode significar que o vegetal não está mais fresco e está começando a estragar.
Isso se deve aos compostos sulfúricos que o vegetal possui, que se liberam intensamente durante a ebulição. Se o cheiro incomoda demais, é possível aliviá-lo colocando algumas gotas de leite ou pedacinhos de aipo na água.
Tenha outro vegetal em mãos para remover o odor Enquanto ele estiver cozinhando o brócolis, acrescentar outro vegetal ajudará a minimizar o odor. Por exemplo, adicione um pouco de aipo ao processo, pois esse vegetal é bastante aromático e impedirá que o cheiro do brócolis prevaleça.
Durante o cozimento, a couve-flor emana um odor intenso e desagradável. A causa é devido ao enxofre contido na mesma que, quando aquecido, tende a evaporar-se. O inconveniente é facilmente resolvido colocando um recipiente com água e vinagre na panela: desta forma, o odor não exalará para o meio ambiente.
Brócolis e couve-flor devem estar com as flores fechadas e talos firmes. Para escolher brócolis e couve-flor mais frescos, você deve analisar a textura das folhas e a firmeza dos talos: quando as folhas estão mais fechadas e firmes (em vez de mais macias), significa que a verdura está no ponto para ser consumida.
Passo a Passo
A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Também é possível consumi-lo cru em saladas e em sucos. Consumir esse vegetal regularmente ajuda a melhorar o sistema imune e aliviar a prisão de ventre.
Passo a passo
Tirar o brócolis do vapor (não exceder 3 minutos), cortá-lo em pedaços pequenos, colocá-lo numa panela de barro, colocar por cima um pouco de bechamel, um pouco de queijo ralado e gratinar por um minuto com a parte de cima do forno ativada. Pronto! As crianças amam essa receita.
Agora que você já entendeu os benefícios do brócolis, é preciso saber qual consumir quando for comprá-lo no mercado, certo? Bem, a principal diferença entre eles está no visual, já que o ninja, ou japonês, possui uma única cabeça, um talo mais grosso e quase não tem folhas.
Escolha brócolis com flores verde-escuras, arroxeadas ou azuladas contêm mais betacaroteno e vitamina C que as mais pálidas ou amareladas. Prefira brócolis com caules firmes. Caules que entortam ou que parecem borrachudos são de baixa qualidade.