crossorigin="anonymous">
Os principais tipos de logística reversa no Brasil são: a pós-consumo, pós-vendas e reuso. A logística reversa pode ser o caminho para que a empresa lucre com o sistema, e se destaque no mercado.
O processo de logística reversa é feito depois do produto ser utilizado. Nela, a empresa vai atrás das embalagens e após isso retorna com os resíduos. É justamente nessa etapa de coleta que há o trabalho mais complicado para as empresas realizarem. ... Vidro pode se transformar em novas embalagens de produtos no mercado.
A Logística Reversa também conhecida pelo Logística Inversa, é uma área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, onde se busca reaproveitar materiais ou ainda realizar o seu descarte de forma apropriada com o intuito de colaborar para a preservação ambiental.
A logística reversa permite reduzir custos com o reaproveitamento dos resíduos sólidos, impactando diretamente no caixa da empresa. Além disso, essa redução de custos pode se tornar um diferencial, efetuando a venda dos produtos a preços mais acessíveis e impulsionando as vendas.
Como funciona o ciclo da logística reversa? ... De forma simplificada, a logística reversa passa por etapas completas, incluindo a indústria, distribuidor, varejo, consumidor, coleta e reciclagem. Indústria: os produtos são produzidos e embalados de forma reciclável com a matéria-prima da etapa 6.
Os Correios disponibilizam, gratuitamente para clientes com contrato, um conjunto de operações acessíveis via Web Service, que possibilitam a integração dos sistemas dos Correios relacionados à logística reversa com os sistemas proprietários do cliente, automatizando de forma personalizada o processo de organização das ...
A logística reversa é o procedimento que permite o consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto. ... Existem produtos sabidamente prejudiciais à natureza, que impactam, inclusive, a saúde e a qualidade de vida do ser humano.
A logística reversa é o processo de retorno de mercadorias (ou documentos), que ocorre quando é solicitada a troca ou a devolução de um item recebido. Seja qual for o motivo, a Logística Reversa dos Correios é a solução ideal (fácil, prática e confiável) para devolução de documentos e mercadorias.
Logística reversa, também conhecida como logística inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, além da preservação ambiental.
O processo de logística reversa recolhe e reutiliza os resíduos do processo produtivo e devolve-os para reaproveitamento. Ou, na impossibilidade de reuso, efetua ações para que sejam descartados com o menor impacto possível ao meio ambiente. Tudo isso deve ser feito da maneira mais ágil e menos onerosa possível.
A importância da logística está em fornecer as bases para o planejamento estratégico de uma empresa. Esse fator representa um grande diferencial para permanecer competitivo no mercado de transportes. ... As suas atividades envolvem diversos departamentos, como suprimentos, comercial e finanças.
A implementação da logística reversa traz uma série de impactos positivos para o meio ambiente. Ao fazer uma eficiente gestão dos resíduos sólidos, as empresas acabam por diminuir o desperdício de recursos provenientes da natureza.
Diante da análise realizada, constatou-se que a logística reversa proporciona mais vantagens do que desvantagens, principalmente sobre a redução de custos de fabricação, especialmente com aquisição de matérias-primas, pois a empresa recupera valor sobre o produto capturado através do retorno do fluxo logístico.
A logística reversa planeja o controle dos itens após consumo e ou em função de avarias com o objetivo de minimizar os impactos ambientais causados pela logística. Impactos como o descarte de produtos pós-uso descartados na natureza, o aterro de matérias pesados, entre outros.
A logística reversa apresenta diversos pontos positivos para o meio ambiente e para a sociedade, já que promove uma consciência sustentável, além do consumo responsável (no caso da pós-consumo). Existem ainda benefícios para as empresas que buscam o lucro.
A produção mais limpa aplica a gestão ambiental desde a obtenção da matéria-prima até a sua chegada ao cliente, e posteriormente a logística reversa do produto. São aplicadas várias estratégias preventivas que visão uma produção que minimiza a produção de resíduos e emissão na fonte.
os produtos não estragavam representava uma porcentagem pequena do volume de distribuição não haviam empresas de reciclagem os consumidores não trocavam os produtos havia mais espaço nos aterros e lixões Respondido em Explicação: Até pouco tempo atrás, a logística reversa não possuía relevância, ...
A logística reversa é uma ferramenta para sustentabilidade, pois é um instrumento de desenvolvimento econômico e social que viabiliza a coleta e a restituição dos resíduos ao setor empresarial. ... A logística reversa demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam.
Uma boa logística agrega valor à empresa porque a garantia de um atendimento com rapidez e qualidade faz com que a marca da organização se destaque no mercado, aumentando assim sua credibilidade, uma vez que os clientes se tornam mais satisfeitos.
sustentabilidade marketing produção gestão de pessoas finanças Respondido em Explicação: O marketing e a logística empresarial trabalham em conjunto os temas canais de distribuição e distribuição física dos bens produzidos.
Segundo Ballou (1998), a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.
Logística é o processo de planejar, executar e controlar o fluxo é armazenagem, então ela é importante na sociedade porque é eficaz, é importante para a economia, mas também em termos de tempo, qualidade e custos, de matérias primas, cobrindo desde o ponte de origem até o ponto de consumo.
A área de logística, portanto, é o coração da organização. Trata-se de uma área responsável por gerir e administrar todos os recursos da empresa, o que inclui os processos de produção, controle e distribuição.