A área da GTT deve ser limpa diariamente com sabão neutro, água morna e gaze. Pode ser necessário deslizar o cogumelo externo de fixação para melhorar a visão do orifício e limpeza de sujidades. Uma vez por semana, gire o tubo em torno do próprio eixo. Isto facilita o processo de limpeza.
Assim, é necessário realizar a limpeza da sonda após o uso. Aplique 30 ml de água filtrada antes e após cada utilização, para assepsia. Injete com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Limpe também a parte externa do tubo, com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.
O procedimento de Gastrostomia pode ser feito de duas formas, denominados cirúrgico ou endoscópico. O procedimento cirúrgico é feito por meio de uma laparotomia no estômago, sendo que, o cateter é colocado na área avascular entre a pequena e a grande curvatura, sendo a bolsa e o cateter fixados por sutura.
- Colocar o estetoscópio no abdome e injetar 20 cc de ar. Se escutar o ruído, esta no local certo; - Aspirar com a seringa o conteúdo gástrico; - Colocar a extremidade da sonda em uma cuba com água, se borbulhar a sonda está no local errado (pulmão).
Após análise, consideramos viável o enfermeiro introduzir a sonda nasogástrica no domíclio e iniciar a dieta após realizar os testes: a ausculta e fazer o teste da aspiração gástrica, pois estes testes permitem certificar-se do posicionamento da SNG.
Medir o cateter: 13.
Limpar o nariz e a testa com gaze e benzina para retirar a oleosidade da pele; 4. Medir a sonda do lóbulo da orelha até a ponta do nariz e até a base do apêndice (acrescentar mais 10 cm);