A socialização ocorre das seguintes formas: primária - ocorre por meio do aprendizado obtido com os pais; está ligada ao ambiente familiar. secundária - ocorre em outros ambientes da sociedade, quais sejam: na escola; eventos esportivos, shows, palestras, reuniões religiosas, dentre outros.
socialização intermediaria- é a relação entre os dois primeiros tipos de socialização, profissionais que convivem a muito tempo em um mesmo ambiente acabam compartilhando experiências sociais semelhantes em relação a outros grupos, podendo surgir laços e afetividade entre essas pessoas, caracteristica do grupo social ...
Deste modo, as formas mais observadas de socialização nos dias de hoje, são através do trabalho, da escola, da faculdade, ou até mesmo do lazer, onde as pessoas se socializam em festas, encontros, e até mesmo na internet, sendo um fato comum porém moderno de socialização.
Adquirido: esse tipo de status é recebido de forma alheia a nosso desejo, por exemplo, os herdeiros de uma família nobre que adquire o status social, por pertencer a tal grupo distinto. Atribuído: nesse caso, o status é atribuído ao indivíduo de acordo com suas escolhas e esforços na vida, por exemplo, um empresário.
A socialização primária: Aquela que o indivíduo desde a infância é introduzido, estando em contato com a linguagem que é crucial para seu processo de formação: E a socialização secundária, que se dá quando o indivíduo já está socializado, podendo acontecer no trabalho, na educação, enfim, em seu cotidiano.
Tipos. Socialização primária: O ser humano aprende a viver em sociedade através da transmissão de regras, normas, linguagens e comportamentos. O início dessa transmissão, durante a infância, é o que pode ser chamado de socialização primária.
Socialização Primária: como o próprio nome já indica, esse tipo de socialização ocorre na infância e se desenvolve no meio familiar. Aqui, a criança tem contato com a linguagem e vai compreendendo as relações sociais primárias e os seres sociais que a compõem.
Opah! Em termos simples, a expressão Padrão Social pode ser entendida da seguinte forma: quando o indivíduo nasce e aprende novos conceitos e ações em âmbito familiar, dizemos que ele foi treinado conforme o padrão social de sua família.
Um padrão social é estruturado pela sociedade que diz o que é “certo” e “errado” e o que “devemos” e “não devemos” fazer. E ele se desconstrói à partir da crítica e do pensamento.
A democracia, cidadania, a empatia e a ética, são a base para uma sociedade equilibrada e organizada.