A avaliação da altura uterina é realizada com fita métrica flexível. Consiste da medida da distância da borda superior da sínfise púbica até o fundo do útero, estando a mulher em decúbito dorsal, com a finalidade de observar o crescimento fetal que é normalmente 4 cm por mês (REZENDE, 2005).
Para uma correta medida da altura uterina deve-se posicionar a gestante em decúbito dorsal, com o abdômen descoberto; delimitar a borda superior da sínfise púbica e o fundo uterino; por meio da palpação, procurar corrigir a comum dextroversão uterina; fixar a extremidade inicial (0 cm) da fita métrica, flexível e não ...
O tamanho da barriga é semelhante ao de uma bola de basquetebol e pode encontrá-lo cerca de 4 centímetros acima do umbigo. Até ao final do mês, continuará a crescer para cima, atingindo os 6,5 centímetros acima do umbigo.
O colo uterino pode ser avaliado desde a 12ª semana de gestação, principalmente através da medida do seu comprimento, traçando uma linha reta entre os orifícios interno e externo do colo, da presença de afunilamento resultante da dilatação do OIC e da espessura do segmento inferior do útero, visto que são estes os ...
O colo do útero tem forma cilíndrica, com comprimento variável entre 2,5 e 3 cm. Em sua extremidade superior continua com o corpo do útero. A extremidade inferior, cônica, termina fazendo protrusão na porção superior da vagina (porção vaginal do colo).
O colo do útero se localiza ao final da vagina, que é uma estrutura tubular que liga a vulva ao útero. Assim, se você quer sentir o seu colo do útero, deverá inserir o dedo indicador na vagina.
Útero aumentado
A causa mais comum de aumento do volume menstrual são os miomas ou leiomiomas. Tumores malignos podem aumentar o tamanho do útero. O aumento do volume uterino nem sempre requer tratamento cirúrgico. Algumas medicações hormonais e anticoncepcionais podem ser usadas no tratamento.