Forma de leitura e grafia de numerais cardinais Entre as classes de números, não há necessidade de utilizar a conjunção, separando-as com vírgula. Exemplo: 654.
Neste caso, escrevemos da mesma forma como escrevemos os números cardinais por extenso, ou seja:
Numerais cardinais escritos por extenso
Os numerais ordinais indicam um número de ordem ou posição numa série (primeiro, segundo, terceiro, quarto) e são representados maioritariamente de forma abreviada (1.º, 2.º, 3.º, 4.º). ...
O numeral quantifica e posiciona os seres, ele pode ser classificado em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário. Numeral é a palavra que quantifica seres ou indica a posição que ocupam numa determinada série. Ex.: Eduardo comprou dois melões. Apenas o segundo estava doce.
Na oração, o numeral substantivo exerce as mesmas funções do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo etc.). Observe: Um é pouco, dois é bom, três é demais, (numerais na função sintática de núcleo do sujeito). ... Já o numeral adjetivo exerce a função de adjunto adnominal.
O Numeral exprime número de ordem, múltiplo ou fração. Os numerais classificam-se em: a) cardinais: indicam quantidade: um, dois, três, quatro, cinco… ... d) fracionários: indicam divisão, fração: meio, metade, um terço, um quarto…
Esses pontos separam "classes de números" Este é o princípio da classificação: três ordens numéricas seguidas, da direita para a esquerda, compõem uma classe. ... Todas as ordens são classificadas sucessivamente de três em três.
Resposta. Explicação passo-a-passo: cada número é uma ordem, cada três números é uma classe!
Possui 3 classes: centena, milhar e milhão. Possui 4 classes: centena, milhar, milhão e bilhão.
Toda classe tem a ordem da centena (c), dezena (d) e unidade (u), observe o quadro a seguir: A partir daí fica mais fácil a leitura dos números: 2 351: dois mil trezentos e cinqüenta e um.