O preço de ajuste é uma média ponderada em um determinado horário. No caso do Índice é das 17h00 às 17h15 e do Dólar das 15h50 às 16h00. A Bolsa pega todos os preços e quantidades de negócios desses horários e faz um preço médio que é o ajuste diário.
No mercado futuro de índice este ajuste diário é feito com base na média das negociações que ocorrem entre o horário 17h55 e 18h10. Já no mercado futuro de dólar este ajuste é com a media das operações realizadas entre 15h50 e 16h.
No final de cada dia de pregão, a bolsa divulga o valor de ajuste, que é a diferença diária – positiva ou negativa – que será paga ou recebida pelos investidores.
Os contratos futuros de Ibovespa, assim como o futuro mini de Ibovespa, terão negociação das 9h às 18h25 com call eletrônico às 18h25. Já os futuros de dólar, assim como o futuro mini de dólar, terão negociação entre 9h e 18h30.
Ajuste diário Todos os dias, a B3 apura e divulga o valor do ajuste para cada tipo de contrato, que serve de parâmetro para todos os investidores posicionados. ... Isso se repete todos os dias, enquanto o investidor mantiver a sua posição comprada ou vendida em um contrato futuro.
O investidor que deseja calcular o Ajuste Diário de determinada posição, basta utilizar a seguinte fórmula:
O que é ajuste dólar? O ajuste dólar é um acerto financeiro feito diariamente para os contratos futuros de dólar comercial, na modalidade crédito ou débito. O ajuste é feito diretamente na conta do investidor na corretora. O ajuste diário do dólar comercial tem como referência o preço de ajuste do pregão do dia.
Selecione em qual das janelas deseja inserir o Prior Cote e clique em Inserir. A linha desenhada no gráfico é a de fechamento por default. Caso queira o Ajuste do dia anterior, clique duas vezes na linha que foi desenhada e na Aba “Tipo” > Calcular sobre, selecione Ajuste. Clique em Ok!
O mini índice negocia mini contratos futuros do índice Ibovespa, o principal indicador da bolsa de valores no Brasil. Por meio dessa negociação, quem já possui experiência com renda variável pode especular sobre a evolução do índice no futuro, ganhando tanto com a queda quanto com o crescimento.
Da mesma forma que acontece em qualquer mercado, o Ibovespa obedece a lei de oferta e demanda. Quanto mais pessoas e instituições estiverem interessadas em comprar as ações que compõem o índice, mais ele vai subir. Da mesma forma, um desinteresse do mercado vai gerar a venda das ações e reduzir a cotação do índice.
O mini-índice é uma maneira acessível de fazer com que investidores interessados nos contratos futuros possam participar dele. São uma subdivisão dos minicontratos – que também contam com o minidólar -, nele você pode investir em ações mesmo que não tenha o dinheiro para comprá-las.
O Mini índice funciona da mesma forma que o contrato padrão do futuro do Ibovespa (IND). A única diferença entre o IND e o WIN é o tamanho: um mini contrato que equivale a 20% de um contrato futuro cheio. Ou seja, para cada ponto do Ibovespa, o mini índice é cotado a R$ 0,20, e não R$1,00.
Assim, o ativo de código WINM20 refere-se ao Contrato de Mini-índice (WIN) com vencimento em junho (M) de 2020 (20).
Cotações de Minicontratos
Comparativo de Plataformas de Trading