É o conjunto de elementos destinados a acomodações do paciente internado e que englobam facilidades adequadas a prestação de cuidados necessários a um bom atendimento.
Componentes Diferem de hospital para hospital, mas de uma maneira geral e composto por: Posto de Enfermagem, sala de serviços, sala de enfermagem, sala de utilidade, copa, enfermarias ou quartos, rouparia, banheiro de paciente ( com chuveiro, 1 sanitário) e banheiro de funcionários (POTTER, 1998).
Para calcular o tempo médio de permanência, a fração deve ter como numerador o total de pacientes-dia em um certo período de tempo. O denominador deve apresentar o total de pacientes que receberam altas, foram transferidos ou vieram a óbito no mesmo período de tempo.
Conceituação Representa o tempo médio em dias que os pacien- tes permanecem internados no hospital. ... A média de permanência em hospitais agudos acima de sete (7) dias está relacionada ao aumento do risco de infecção hospitalar.
Consiste em criar critérios para liberação dos leitos das internações eletivas e não programadas (solicitadas pelo Pronto Atendimento, transferências de outras instituições), definição das prioridades, definir a equipe que será responsável pelo processo e quantidade de cirurgia liberada para agendamento eletivo.
O enfermeiro foi apontado como o profissional essencial para composição do quadro de oferta de pessoal na Gestão de Leitos. Isso remete à importância da enfermagem vista pelos pares e pelos profissionais médicos/residentes na instituição.