O campo elétrico de uma carga pontual e no vácuo pode ser calculado por meio da seguinte equação:
O campo elétrico no interior de um condutor em equilíbrio eletrostático é nulo pois não há o acumulo de cargas elétricas no interior do condutor, por isso há apenas campo no lado de fora.
Blindagem eletrostática é o fenômeno físico que faz com que o campo elétrico seja sempre nulo no interior dos materiais condutores. Isso ocorre devido à forma como as cargas elétricas distribuem-se ao longo da superfície dos condutores em equilíbrio eletrostático.
Isso acontece porque o excesso de cargas tem exatamente o mesmo sinal, o que significa que as cargas se movimentam e se distribuem na superfície do condutor, seja ele maciço ou oco. ... O campo elétrico no interior do condutor deve ser nulo (E =0).
Quando um condutor está em equilíbrio eletrostático o campo elétrico na massa do condutor é nulo e na sua superfície é necessariamente perpendicular à superfície. ...
Quando um corpo é eletrizado, suas cargas tendem a se espalhar pela superfície deste corpo por causa das forças de repulsão entre elas, o que faz com que fiquem o mais longe possível umas das outras. Este efeito causa uma um campo elétrico nulo no meio do corpo.
A blindagem eletrostática ocorre quando o excesso de cargas em um condutor distribui-se uniformemente em sua superfície e o campo elétrico em seu interior fica nulo. ... Esse fenômeno é conhecido como blindagem eletrostática.
A eletrostática descreve todos os fenomenos relacionado com as cargas paradas (ou seja, não trabalha com a eletrodinamica). Um Exemplo de aplicação são a eletrificação por indução em outros corpos. Isto é utilizado na pintura eletrostática em carros e na produção de filtros de partículas nas chaminés industriais.