O principal objetivo da Microbiologia é estudar todos os aspectos que envolvem o mundo microbiano, constituído pelas bactérias, fungos (filamentosos, “bolores”, “mofos” e leveduras), protozoários, vírus e algas microscópicas.
A Microbiologia básica estuda a natureza fundamental e as propriedades dos microrganismos, enfatizando sobre as características morfológicas coloniais e celulares; características fisiológicas (necessidades nutricionais específicas e condições necessárias ao crescimento e reprodução); atividades fisiológico-bioquímicas ...
De modo geral, a microbiologia de alimentos é a área da microbiologia responsável pelo estudo da influência que diversos microrganismos exercem nas características dos produtos alimentícios que são consumidos, tanto pelo homem quanto por animais, além do risco à saúde pública.
Estudar essa ciência dos alimentos é importante tanto porque possibilitou e continua possibilitando diversos processos, quanto porque pode ajudar a controlar e evitar a contaminação dos alimentos.
A área de Microbiologia de Alimentos engloba estudos relativos aos micro-organismos importantes para garantia da inocuidade dos alimentos, bem como sua vida útil, processamento de produtos tradicionais e desenvolvimento de novos produtos alimentícios, com atributos sensoriais adequados a diferentes públicos ...
A microbiologia dos alimentos é a parte da microbiologia que trata dos processos em que os microorganismos influenciam nas características dos produtos de consumo alimentício humano ou animal. A microbiologia dos alimentos, por conseqüência, engloba aspectos da ecologia microbiana e de biotecnologia para a produção.
Os microrganismos presentes em um alimento deteriorado são os deteriorantes; já no alimento contaminado, são os patógenos. ... Os alimentos que sofrem deterioração apresentam odor desagradável, bolor, aspectos limosos e também não devem ser consumidos, pois podem causar doenças.
Os três tipos mais significantes de deterioração microbiológica de alimentos comercialmente enlatados são:
Além disso, os microrganismos são essenciais para a produção de alimentos como queijo, iogurte, coalhada, picles, pão, cerveja, vinho e um grande número de outros alimentos e bebidas.
Vinhos, queijos, pão francês e bolos necessitam dos micro-organismos. Um bom vinho, um prato elaborado e um queijo saboroso: em comum, todos eles possuem fungos.
Resposta. iorgutes, produzidos através de lactobacilos. Pães, cerveja, vinho e alguns queijos produzidos através de fungos uma espécie de leveduras.
Lactobacillus acidophilus é uma espécie particularmente famosa usada para produzir vários alimentos cultivados. Lactobacillus também podem ser utilizados em culturas de picles e outros alimentos e bebidas , como é o caso de leites fermentados (Yakult, por exemplo) .
Além disso, fortalecem o sistema imunológico e minimizam os efeitos colaterais provocados por antibióticos – que desequilibram o intestino. Outros benefícios dos lactobacilos são: Evitam e tratam a prisão de ventre, ou constipação. Contribuem para melhora de alergias alimentares.
Os probióticos devem ser ingeridos antes ou logo após uma refeição, para que os alimentos ajudem as bactérias a sobreviver ao ácido gástrico e a chegar até ao intestino, onde podem se multiplicar mais facilmente.
O Lactobacillus sp é a espécie bacteriana predominante no meio vaginal, determinando pH ácido (3,8 a 4,5) que inibe o crescimento de várias outras bactérias que potencialmente são nocivas à mucosa vaginal2.
Resultado de exame citopatológico (CP) que indica atrofia com inflamação, qual a conduta? O resultado de um exame citopatológico do colo de útero indicando atrofia com inflamação é um achado normal no período climatérico. Quando não houver presença de atipias, não altera a rotina de rastreamento.
O tratamento da atrofia vaginal consiste na aplicação de estrogênios tópicos em forma de creme ou comprimidos vaginais, como o estradiol, estriol ou promestrieno e em alguns casos, o médico pode recomendar a toma de estrogênios, por via oral, ou aplicação de adesivos transdermicos.
É a redução no volume de uma célula pela perda de alguns de seus componentes estruturais o que consequentemente vai diminuir sua função e o tamanho do órgão como um todo.