Para deixar o jardim artificial embaixo da escada ainda mais bonito, existem alguns elementos comuns nesse tipo de projeto como dormentes, seixos (pedras), musgo, cascas, fontes, entre outros....Veja alguns exemplos:
Use uma das paredes da escada para colocar relógios de diferentes estilos e formatos. Se quiser, ponha apenas um relógio grande na parede. Plantas – As plantas podem ser colocadas nas laterais dos degraus da escada. Use vasinhos pequenos e coloridos para dar cor ao espaço e não atrapalhar a circulação das pessoas.
A solução mais simples é fazer uma escada fechada. Em seguida, bloqueie a entrada, você pode instalar a porta habitual antes de entrar nas escadas.
Dá ainda para usar uma escada em tamanho menor para pendurar colares ou colocar umas luzinhas nela e transformá-la em um objeto de decoração. Use a sua criatividade! Além disso, caso você não goste do aspecto rústico que a escada pode ter, é só pintá-la na cor que desejar.
O mármore e granito são pedras naturais bastante utilizadas no revestimento de diversos tipos de projeto. Na escada, os materiais também podem ser utilizados, já que são resistentes e garantem um bom acabamento estético, além de combinarem com diferentes estilos.
Outra opção é o porcelanato que imita madeira. Muitas vezes o material tem custo menor que a própria madeira e a manutenção é bem mais simples. O que substitui o uso da madeira nas escadas internas. Misturar o porcelanato do revestimento com vidro e inox também são boas escolhas.
Existem vários tipos de madeira que você pode usar na hora de fazer a escada. Você pode optar pela madeira de demolição que é mais rústica. Mas se quiser algo mais sofisticado, pode combinar a madeira lisa com outros materiais como vidro e concreto.
Sendo assim, é só você escolher um porcelanato comum para piso do seu gosto e com a largura da sua escada (ou maior), já que o comprimento/profundidade é obtido através desse serviço, assim como o acabamento de meia esquadria que esconde a cola usada na junção das peças e dá a ideia de uma peça única!
Para a escada interna, você pode investir em pisos mais sofisticados, com materiais nobres como aço, madeira ou vidro. Além disso, o revestimento com carpete é uma boa ideia, além do marmorite que possui diversas texturas.
Revestimento para escada de granito e mármore Tanto o granito como o mármore são muito usados como piso e revestimento para escada em projetos de casas. Não é à toa que muitos ficam em dúvida sobre qual revestimento escolher.
Basta passar uma vassoura de cerdas macias e utilizar um pano umedecido com detergente neutro. Então, finalize a limpeza com mais uma demão com o pano úmido e por fim passando um pano seco por toda a extensão do revestimento.
Piso para escada: porcelanato O piso de porcelanato tem sido uma das opções mais populares de revestimento para escadas. Isso porque o material é resistente, durável e muito estético.
Prenda o tapete na faixa tackless no topo da escada. Aplique cola no espelho da escada (se aplicável) e no degrau, usando a espátula para cola. Estique e puxe o tapete para baixo na cola, para eliminar rugas. Fixe o tapete sobre a próxima faixa tackless enquanto você se move para baixo nas escadas.
Posicione a fita métrica na base de um dos degraus. Meça a distância da base ao topo. Multiplique esse número pelo total de degraus para ter a altura total da escada. Multiplique a altura total pela largura para saber quanto de piso será utilizado para cobrir os degraus na parte vertical.
A Fórmula de Blondel consiste no valor da altura de 2 degraus acrescidos do valor da largura de 1 degrau. Neste raciocínio, há a seguinte equação no cálculo de escada: 2 alturas + 1 piso = variação de 1 passo. A variação, lembre-se, é entre 63 cm e 64 cm.