7 medidas para melhorar a gestão do estoque
Quanto maior for o nível de padronização atingido no gerenciamento de um estoque, provavelmente mais organizados estarão os itens dentro da sua empresa. Além disso, para quem lida com sistemas de controle de estoque, criar padrões é essencial para facilitar a identificação dos produtos e tornar os processos mais ágeis.
Por mais que a ferramenta seja eficiente e não apresente problemas ao longo do processo, o backup, por exemplo, é um procedimento importante para evitar que dados sejam perdidos. Periodicamente, uma atualização também se faz necessária para que tudo continue funcionando adequadamente.
Reduz desperdícios e custos O acompanhamento de estoque elimina o excesso de produtos, o que, por consequência, reduz o número de furtos, avarias, vencimentos, produtos obsoletos ou parados, entre outros. Evitar esses contratempos implica reduzir consideravelmente os custos da empresa, tanto de tempo quanto financeiro.
A gestão de estoque pode ser entendida também como o processo que envolve a definição do tipo de estoque a ser utilizado, as metodologias de organização e a realização de inventário. Assim, a gestão de estoque tem como objetivo alcançar o equilíbrio entre compras, armazenamento e entregas.