O calor é um tipo de energia que pode ser transferido de um corpo para o outro quando há diferença de temperatura entre eles. A transferência de calor pode ocorrer de três formas: radiação, condução e convecção. ... É assim que ocorre a condução de calor, a energia propaga-se em virtude da agitação molecular.
Os sintomas característicos de uma onda de calor são uma sensação repentina de calor a espalhar-se pelo corpo, surgimento de vermelhidão e manchas na pele, aumento dos batimentos cardíacos e da transpiração e sensação de frio ou arrepios quando a onda de calor passa.
Quanto mais quente está o corpo, maior é a agitação molecular e quanto mais frio, menor a agitação. O calor nada mais é do que o trânsito da energia térmica de um corpo para outro.
É errado dizer que um corpo contém calor, sendo o correto dizer que os corpos contêm energia interna. ... Essa é uma condição fundamental para o equilíbrio de energia. O calor sempre deve fluir de acordo com o gradiente de temperaturas: dos corpos mais quentes para os mais frios.
Confira 10 dicas dos alemães para sobreviver ao frio intenso:
Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Isso é comum durante a prática de exercícios físicos ou em locais muito quentes.
Os pelos se arrepiam, o corpo treme, as extremidades (geralmente mãos e pés) ficam frias. Mas quando o frio é extremo, as reações podem ter consequências mais graves. Os primeiros sintomas são os espasmos musculares, as dificuldades motoras e a mudança de cor nas extremidades, que ficam cinzentas ou arroxeadas.