Passivo a Descoberto é o termo contabilístico que denota quando o valor da soma de bens e direitos não cobre o valor da soma das obrigações contraídas, ou seja, o Passivo (P) supera o Ativo (A). Sendo P > A, na equação contábil PL (Patrimônio Líquido) = A - P, conclui-se que PL < 0.
Contabilidade Geral A equação patrimonial é a representação quantitativa do patrimônio de uma entidade. Se o passivo suplantar o ativo, tem-se a seguinte equação: a) Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido. b) Ativo + Passivo a Descoberto = Passivo.
Pode-se definir como patrimônio, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Os bens nada mais são que o item material, de posse da entidade. Essa entidade pode ser empresarial, mas o termo também se aplica, com exatamente o mesmo sentido, para as pessoas naturais.
O patrimônio pessoal é um conjunto de direitos, bens e obrigações de uma pessoa. Ele é composto por duas partes: Ativos: são os fatores que agregam, ou seja, os bens e os direitos.
O patrimônio pessoal é o conjunto de bens duráveis (como imóveis, carros etc.), pagamentos a receber (heranças, por exemplo) e obrigações que uma pessoa acumula ao longo da vida. ... Alguns bens, por exemplo, podem ser adquiridos com o objetivo de serem deixados como herança aos filhos.
O patrimônio líquido (PL) faz referência ao grupo de contas que registra o valor contábil de uma entidade. Trata-se de uma subconta contábil que leva em consideração aspectos como o capital social, os aportes financeiros de acionistas, os lucros acumulados, contas de reserva e até o fluxo de caixa.
Se você tem interesse em acumular patrimônio para viver de renda, confira a partir de agora 5 dicas poderosas para conquistar este objetivo.
Acompanhe o passo a passo:
Na terra do Tio Sam, é usada uma regra muito simples para se chegar à parcela do patrimônio que deve ser alocada em ações: patrimônio em ações = 100 – idade. Uma pessoa com 30 anos, por exemplo, deveria aplicar 70% do seu patrimônio em ações.
– Investir uma parte em renda variável (algo entre 20% a 40%) que no longo prazo geralmente termina valorizando mais que a renda fixa e melhorando a rentabilidade da carteira. – Investir uma parte em ativos de alto risco, como criptomoedas, ações de uma empresa especifica, um investimento anjo, entre outras opções.
Quem é investidor agressivo, está pronto para encarar maiores riscos em busca de uma rentabilidade superior. Com isso em mente, a sugestão para esse público é de alocar 30% do capital em ativos multimercado, seguido por 25% em renda variável local e 16,5% na renda variável global.
Como calcular o rendimento de uma ação Basta dividir o valor final da ação no período que você está analisando pelo valor inicial, e depois multiplicar por 100, para obter um número percentual, e depois subtrair 100, para obter a diferença percentual.
Mercado de Ações
Porém, quantas ações devem compor nossa carteira de investimentos? Muitos estudos mais antigos dizem que o ideal é ter ao menos 15 ativos para dirimir riscos às escolhas nas ações. Papéis adicionais diminuiriam o risco marginalmente e não valeriam a pena, pois exigiriam muito controle.
Mercado fracionário Neste mercado o investidor não fica preso ao lote padrão de 100 papéis e pode comprar quantas ações quiser, seja de 1 a 99. Para comprar ações no mercado fracionário basta inserir a letra F no final do código da ação. Por exemplo, as ações da Petrobrás possuem o código PETR4.
Nossos analistas recomendam que o investidor tenha em média 15 a 20 ações em sua carteira. Entendemos que 15 ativos seja um mínimo necessário para garantir uma boa diversificação.
Para a maioria dos investidores individuais, essa regra deve resultar em uma carteira com uma quantidade entre 8 e 15 empresas. Dentro deste intervalo, é possível obter diversificação adequada entre setores, o que tende a gerar melhores resultados no longo prazo.
Como montar uma carteira de ações sólida?
A recomendação para que alguma diversificação seja atingida é montar uma carteira de pelo menos cinco ações. Para quem tem mais para investir, o número de ações pode ser maior, com alguns analistas acreditando que de 10 a 15 pode ser uma quantidade adequada.
O que é Portfólio No mundo do mercado financeiro, pode se referir à carteira de investimentos, o conjunto de ativos em que um investidor (pessoa física ou pessoa jurídica) coloca seu capital.
Conheça as recomendações deste mês