As sulfonamidas têm efeito bacteriostático e inibem o metabolismo do ácido fólico, por mecanismo competitivo. As células humanas conseguem aproveitar o folato exógeno para o metabolismo, enquanto as bactérias dependem da produção endógena.
Letra S
Mecanismo de ação As sulfonamidas são inibidoras competitivas da enzima bacteriana sintetase de dihidroperoato (são análogos do seu substrato o ácido para-aminobenzóico — PABA). A enzima catalisa uma reação necessária à síntese de ácido fólico, necessário para a síntese de precursores de DNA e RNA) nas bactérias.
Mecanismo de ação É um farmaco análogo do ácido fólico e como tal o substitui na enzima diidrofolato redutase bacteriana que o sintetiza. É portanto um antagonista do ácido fólico, inibindo a sua formação pela bactéria. O ácido fólico é essencial para a replicação das bactérias, já que é usado na duplicação do DNA.
Este fármaco pode ser usado isoladamente, entretanto a associação com as sulfas é muito mais vantajosa já que, quando se associa estes quimioterápicos, há efeito sinérgico, pois as sulfas e o trimetoprim atuam em etapas diferentes na formação do ácido tetraidrofólico.
As doses usualmente recomendadas para a associação sulfametoxazol+trimetoprima, comprimidos e suspensão oral, são as seguintes: Adultos e crianças acima de 12 anos: Dose habitual: 2 comprimidos de 400mg + 80mg ou 1 comprimido de 800mg + 160mg ou 20mL da suspensão a cada 12 horas.
Em infecções agudas, sulfametoxazol + trimetoprima deve ser administrado por, pelo menos, cinco dias ou até que o paciente esteja sem a presença de sintomas por, pelo menos, dois dias. Se a melhora clínica não for evidente após sete dias de tratamento, o paciente deve ser reavaliado.
A trimetoprima está disponível como substância isolada ou associada ao sulfametoxazol (um antibiótico de sulfonamida). Os fármacos agem sinergisticamente no bloqueio sequencial do metabolismo do ácido fólico bacteriano: A trimetoprima previne a redução de desidrofolato a tetraidrofolato.
Como usar o Sulfametoxazol + Trimetoprima? As doses de Sulfametoxazol + Trimetoprima comprimidos e suspensões devem ser administradas por via oral, pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição, e com quantidade suficiente de líquido.
Resodic pertence a um grupo de medicamentos chamados antiinflamatórios não-esteroidais (AINEs), usados para tratar dor e inflamação. Resodic alivia os sintomas da inflamação, tais como inchaço e dor, bloqueando a síntese de moléculas (prostaglandinas) responsáveis pela inflamação, dor e febre.
Remédios para Enjoo, Náuseas e Vômitos