O tempo passa e novos games surgem, tanto os digitais quanto board games, mas não importa a quantidade de inovações. Pois, War: O jogo da estratégia sempre será lembrado como um dos mais tradicionais (e divertidos) jogos de tabuleiro. War nos remete às horas gastas na companhia dos amigos ou na família.
Quantas vezes se pode atacar no jogo War? Na sua vez de jogar, cada jogador pode atacar quantas vezes quiser para conquistar um território adversário. Os ataques podem partir de um ou de vários territórios, mas sempre um de cada vez, de acordo com a estratégia do atacante.
1) O mais importante, no início, é conquistar um continente, seja ele qual for. Mesmo que ele não tenha relação com seu objetivo. A escolha do continente a ser conquistado deve basear-se na distribuição inicial dos exércitos, e, se você não for o primeiro, na tendência dos seus adversários.
O martelo, que é montado na ponteira de perfuração, é ativado por meio da aplicação de ar comprimido e conduzido para dentro do solo do terreno girando e impactando simultaneamente. Uma corrente de lavagem coleta os detritos de perfuração soltos e os transporta para cima.
Ao finalizar seus ataques o jogador poderá, de acordo com a sua estratégia, efetuar deslocamentos de exércitos entre os seus territórios contíguos.
a) No caso do atacante possuir 4 exércitos no seu território e o defensor 3, ambos poderiam jogar com 3 dados. Supondo-se que o atacante tivesse tirado 5, 4 e 1 e o defensor 6, 3 e 1 a comparação seria feita da seguinte forma :
WAR É UM JOGO DE ESTRATÉGIA EM QUE DIFICILMENTE UM JOGADOR CONSEGUIRÁ GANHAR CONFIANDO APENAS NA SORTE: ESTRATÉGIA É FUNDAMENTAL PARA QUEM QUER SAIR VENCEDOR. A CADA JOGADOR CABE UM OBJETIVO, QUE SÓ DEVE SER CONHECIDO POR ELE MESMO. O CONHECIMENTO DESSE OBJETIVO POR OUTROS JOGADORES TORNARÁ MAIS DIFÍCIL SEU SUCESSO.
Em 1972, quatro alunos da Escola Politécnica de São Paulo – Gerald Reiss, Roberto Schussel, Oded Grajew e Valdir Rovai – elaboraram o War, o primeiro jogo de estratégia brasileiro.
3) As cartas trocadas são colocadas à parte do jogo. Quando todas as cartas tiverem sido distribuídas, devem ser recolhidas, embaralhadas e recolocadas em jogo,
Por exemplo, supondo-se que o jogador possua o Brasil, a Venezuela e o México, ele poderá deslocar seus exércitos do Brasil para a Venezuela, mas não poderá deslocar, na mesma jogada, estes mesmos exércitos da Venezuela para o México.
2) O número de exércitos que poderá participar de um ataque será igual ao número de exércitos situados no território atacante menos um, que é o exército de ocupação.
Se após conquistar um território, o atacante quiser, ele poderá deslocar seus exércitos para o território conquistado, respeitando a regra anterior, e a partir do território conquistado realizar novo ataque.
A mistura entre simples e complexo é o segredo para o sucesso de War: o jogo de estratégia. Relativamente simples, o jogo consiste em usar as cartas de objetivo para determinar o que cada jogador deve conquistar até o fim da partida.
4) Um jogador pode atacar tantas vezes quantas quiser para conquistar um território adversário, até ficar só um exército no seu território ou, ainda, até quando achar conveniente não atacar. ... ataque, poderá iniciar outro ataque a partir do mesmo ou outro território que lhe pertença.
WAR O JOGO DA ESTRATÉGIA